Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Mostra de Extensão integra atividades do Congresso Acadêmico do Ifal

V Mostra de Extensão integra atividades do Congresso Acadêmico do Ifal

publicado: 18/08/2016 07h43, última modificação: 18/08/2016 11h29

A V Mostra de Extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) começou nesta quarta-feira (17) como parte integrante da programação do I Congresso Acadêmico (Conac), oficialmente aberto no período da manhã, no auditório do Campus Palmeira dos Índios. Neste primeiro dia do evento, foram apresentadas cerca de 70 ações de extensão, entre programas, projetos e cursos desenvolvidos pelos campi Arapiraca, Batalha, Maragogi, Penedo e Piranhas.

Conforme explicou o pró-reitor de Extensão, Altemir Secco, a Mostra reúne em um único local todas as iniciativas que ultrapassam os muros das unidades do Ifal e que diretamente alcançam as comunidades nas quais estão inseridas e seu entorno. “Trata-se de um compartilhamento de experiências, um momento em que todos os extensionistas, do nível médio-técnico à pós-graduação, mostram os resultados de seus trabalhos”, resumiu o pró-reitor.

Atualmente, a Extensão no Ifal soma 305 ações, às quais estão vinculados 716 bolsistas que trabalham com as mais diversas áreas de conhecimento. Nesta quarta-feira, por exemplo, iniciativas na área de Agroindústria, Agroecologia, Meio Ambiente, Ensino (metodologias de aprendizagem), Informática, Engenharias e Linguagens estiveram na programação. Os públicos alcançados também se diferenciam: estudantes de escolas do ensino básico, moradores de bairros, povoados, assentamentos, colônias de pescadores, entre outros.

“A extensão é um dos pilares de funcionamento dos institutos federais de educação. Ou seja, a prática acontece em todos os IFs, assim como nas universidades. No entanto, no Ifal, ela se diferencia pelo fato de oportunizar aos estudantes que eles mesmos submetam suas ideias para que se tornem projetos”, destacou Secco.

O pró-reitor se refere à seleção específica de ações na modalidade “aluno”, na qual a iniciativa de extensão parte do estudante, bastando apenas que ele procure um servidor que abrace sua ideia e se torne seu orientador. Esse tipo de seleção é realizada pelo Ifal desde 2012 e, atualmente, quase metade das ações na categoria “projetos de extensão” é de iniciativa dos alunos.

No Campus Batalha, os bolsistas João Brito e Maria Alexandra desenvolvem em uma escola do município o projeto “Escambo Literário”, por meio do qual oportunizam a alunos do 1 ao 5 ano do ensino fundamental o acesso à leitura literária, bem como a discussão sobre textos dentro do ambiente escolar. “Mesmo nos deparando com crianças que ainda não sabem ler, constatamos que o projeto tem despertado o interesse pela leitura e incentivado a imaginação delas, cada vez que contamos histórias”, relatou Maria Alexandra, ao destacar o impacto da iniciativa na realidade que cerca o campo de atuação do Ifal.

A V Mostra de Extensão continuará nesta quinta-feira (18), das 13h às 16h30, com a apresentação de mais ações do Campus Piranhas e de outros seis campi do Ifal: Maceió, Marechal Deodoro, Satuba, Palmeira dos Índios, Santana de Ipanema e Rio Largo. Na sexta (19), último dia do Conac, extensionistas das unidades de Murici e Coruripe somam-se às unidades que já apresentaram projetos nos dias anteriores.

registrado em: ,