Notícias
Unidades do Ifal são aprovadas em Chamada do CNPq, da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Os campi Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tiveram suas propostas novamente aprovadas pelo edital da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024). Com o resultado da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) nº 08/2024, as duas unidades receberão recursos para a realização de ações voltadas à divulgação e ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
É o segundo ano que o Campus Marechal Deodoro teve proposta aprovada pelo pleito. Desta vez, a unidade receberá um montante de R$ 20 mil para a realização de atividades pensadas por uma comissão de docentes, sob a coordenação de Ana Paula Fiori. A docente ressaltou que ao longo dos anos, o evento foi ficando maior e aglomerando uma série de atividades, junto a comunidade deodorense.
Na edição deste ano, entre os dias 16 e 17 de outubro serão realizadas na unidade a 6ª Feira de Ciências e Mostras Científicas, a 2ª Semana de Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, o 2ª Festival da Gastronomia Sustentável, além de mostra de pôsteres, concurso de paródias, sarau literário, performance musical, apresentação do Coral Por Encanto, roda de capoeira, e apresentação de filarmônicas da cidade, nos três turnos.
A professora prevê para essa edição a apresentação de 150 pôsteres e a reunião de pelo menos mil visitantes, como no ano anterior. “O projeto conta com a participação das escolas estaduais da região: Deodoro da Fonseca, Rosa da Fonseca e José Correia da Silva Titara”, detalha Ana Paula.
Em São Miguel dos Campos, também é a segunda vez que a unidade teve a proposta da professora Flávia Bartira aprovada. Desta vez, serão destinados R$19.360,00 para a realização de ciclo de Palestras/rodas de conversa; manifestações culturais de cunho científico; exibição do Cine Ciências e apresentação de forma interdisciplinar de biomas do Brasil.
Com a proposta de “Portas Abertas”, a unidade espera atrair escolas da região para a participação das atividades entre os dias 14 e 16 de outubro. Flávia lembra que é a segunda vez que isso vai acontecer no Campus e os resultados são notáveis para a comunidade.
"É importante registrar que ao desenvolver nos estudantes a curiosidade em sua dimensão científica, social, histórica e cultural, eles se tornam agentes de transformação das questões da sociedade relacionadas à coletividade", reforça a docente.