Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades do Ifal implantam Núcleos de Gênero, Diversidade e Sexualidade

Unidades do Ifal implantam Núcleos de Gênero, Diversidade e Sexualidade

Integrantes da Assistência Estudantil dos campi receberam formação sobre ações inclusivas relacionadas ao Nugedis
por Elaine Rodrigues publicado: 02/08/2023 16h54, última modificação: 02/08/2023 16h54
Exibir carrossel de imagens Forpae discutiu questões relacionadas ao gênero, diversidade e sexualidade

Forpae discutiu questões relacionadas ao gênero, diversidade e sexualidade

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) avança na construção da cultura de valorização e respeito à diversidade por meio da implantação dos Núcleos de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) nos 16 campi da instituição. Em cada campus, será constituído um núcleo, com a participação voluntária da comunidade acadêmica.

Podem participar dos Nugedis os técnicos, docentes, estudantes e a comunidade dos campi. A participação é voluntária. Até esta semana, os campi de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Murici, Penedo e São Miguel dos Campos enviaram a portaria de criação do Nugedis à Coordenação de Ações Inclusivas, ligada à Diretoria de Políticas Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino. Essa é a primeira etapa para articular ações mais expressivas nas unidades do Ifal.

Registro dos participantes do Forpae em Piranhas“A atuação do Nugedis é parecida com a do Napne [Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas], que além de promover debates, ações e eventos, também acolhe demandas. No caso do Nugedis, as demandas relacionadas ao gênero, à diversidade e à sexualidade”, explicou a psicóloga Bárbara Barbosa, coordenadora de Ações Inclusivas do Ifal.

Bárbara também contou que assuntos ligados ao gênero, diversidade e sexualidade foram tema da última edição do Fórum Permanente de Assistência Estudantil (Forpae), ocorrido no Campus Piranhas, no mês de julho. Os integrantes da Assistência Estudantil participaram de palestras e outras atividades para trabalhar conceitos e discutir experiências com o intuito de melhorar o acolhimento às demandas, promovendo a inclusão dos estudantes, combatendo o preconceito no ambiente escolar e, por consequência, reduzindo a evasão de discentes.

A estrutura do Nugedis, os objetivos e as atribuições foram instituídos por meio da resolução 116/2023, aprovada pelo Conselho Superior do Ifal no mês de junho deste ano.