Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Últimos dias de inscrição para 184 vagas em cursos do Ifal na modalidade EJA
conteúdo

Notícias

Últimos dias de inscrição para 184 vagas em cursos do Ifal na modalidade EJA

por Roberta Rocha publicado: 26/05/2021 11h16, última modificação: 26/05/2021 11h25

Encerram nos próximos dias as inscrições em três editais de seleção de estudantes para ingressar nos cursos técnicos  e de formação inicial e continuada (FIC) da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. No total, a oferta é de 184 vagas, todas no turno da noite, distribuídas nas unidades de Marechal Deodoro, Satuba e Piranhas, em cursos nas áreas de Alimentos, Cozinha, Hospedagem e Informática.

As inscrições são gratuitas. Em Marechal, após retificação do edital, o prazo para se inscrever encerra na próxima sexta-feira (28) e, nos demais campi, segue até 30 de maio. O procedimento deve ser realizado na página de Exames do Ifal,

Podem concorrer às vagas pessoas com idade a partir de 18 anos e Ensino Fundamental concluído até o dia da matrícula e que ainda não tenham concluído o Ensino Médio. Há cotas para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas, considerando-se também a renda familiar e a etnia dos candidatos.

Em Marechal, a oferta contempla 40 vagas para o curso técnico em Cozinha e 40 vagas para o curso técnico em Hospedagem. A unidade do Sertão alagoano também oferece o curso técnico em Alimentos, com 40 vagas. 

Em Satuba, os cursos são na modalidade de formação inicial e continuada (FIC). Neste edital, são 32 vagas no curso com qualificação em Informática e 32 vagas no curso com qualificação em Alimentos. 

Seleção - No primeiro acesso do candidato ao sistema de inscrição, é necessário preencher o cadastro com dados pessoais, incluindo o CPF próprio. Não será aceito o CPF de terceiros. Feita essa etapa, o passo seguinte será preencher a inscrição on-line e anexar cópia digital dos documentos estabelecidos no edital. Cada campus disponibiliza, em seu respectivo edital, telefone e e-mail para contato para atender quem tiver dificuldades em efetuar a inscrição on-line. 

A seleção dos candidatos será feita em etapa única, por meio da análise da faixa etária e da escolaridade dos candidatos inscritos. Os critérios de desempate são a maior idade e o maior tempo transcorrido da conclusão do ensino fundamental.

O resultado final de cada certame será divulgado no endereço eletrônico exame.ifal.edu.br. Em Satuba e Piranhas, o edital prevê a divulgação no dia 4 de junho. Já Marechal deve anunciar a lista definitiva de selecionados no dia 10 de junho.

Acesse os editais de Satuba, Piranhas e Marechal para mais informações.