Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último colégio de dirigentes é marcado por avaliação financeira e despedidas

Último colégio de dirigentes é marcado por avaliação financeira e despedidas

publicado: 17/06/2019 16h51, última modificação: 17/06/2019 16h51

Diretores-gerais e gestores da área  administrativa dos campi do Ifal participaram na manhã desta segunda-feira (17) da  última reunião do Colégio de Dirigentes da atual gestão do instituto. O encontro. ocorrido na Sala de Reuniões da Reitoria,  foi marcado por avaliação sobre a situação orçamentária do Ifal, pela apresentação de propostas de contenção de despesas até o final deste exercício e ainda por discursos de despedida.

No início da reunião os dirigentes escolheram por votação em cédulas o representante do segmento na condição de suplente no Conselho Superior. Foi eleito Damião Augusto,  diretor-geral do Campus Maceió que será sequenciado na suplência da instância máxima da instituição pelos diretores Eder Júnior, Valdemir Chaves, Roberto Fernandes e Sandra Patriota.

Em seguida, o reitor Sérgio Teixeira repassou informes  aos presentes à reunião, um deles sobre um decreto presidencial que reduz o número de funções gratificadas no Ifal, a partir do dia 25 de julho. Teixeira também detalhou os preparativos para a posse no Ministério da Educação do reitor nomeado, Carlos Guedes que ocorrerá nesta quarta-feira (19) em Brasília.

O principal ponto de pauta foi a exposição feita pela comissão designada para  estudar propostas de redução de despesas, diante do bloqueio do orçamento do instituto  pelo governo federal em cerca de 37%. O diretor de Orçamento, Maurício Menezes apresentou planilhas com sugestões  das áreas que serão atingidas para que seja possível manter os campi e a Reitoria em funcionamento até o final deste ano. “Estamos  projetando duas simulações que são, cortes de despesas para a possibilidade de desbloqueio dos recursos financeiros e, em caso de o bloqueio tiver sequência a partir de setembro”. explicou Menezes.A discussão sobre bloqueio orçamentário vai se prolongar na próxima gestão e o objetivo é fazer com que o Ifal possa cumprir o exercício atual.

Despedidas

A reta final do último Colégio de Dirigentes da gestão 2015-2019 foi de agradecimentos por parte dos gestores ao reitor Sérgio Teixeira e  toda a equipe de pró-reitores. O diretor-geral de Rio Largo, Edel Alexandre declarou que a gestão vai ficar marcada na história da instituição pela consolidação da expansão do instituto em todo o Estado. Valdomiro Odilon, diretor do Campus Viçosa também agradeceu ao reitor pela confiança e destacou entre as característica do titular do Ifal, a serenidade durante solução de conflitos.

O pró-reitor Wellington Spencer salientou a unidade  de todos os gestores para que os processos administrativos tivessem tramitação de forma ética e transparente. Spencer fez também um agradecimento do reitor Sérgio Teixeira.

O atual pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e novo reitor Carlos Guedes enfatizou que  tem um desafio e muita responsabilidade pela frente. Destacou que sua gestão atuará com questões como, valores e indicadores para obter dados técnicos. Na área de ensino disse que o ensino-aprendizagem terá prioridade e,  para isso, deposita toda a confiança na equipe escolhida.

Ao se despedir, o reitor Sérgio Teixeira fez um balanço da atuação da gestão durante os mandatos que totalizaram oito anos e agradeceu, principalmente aqueles auxiliares que  atuaram nas áreas de orçamento e gestão de pessoas, consideradas por ele as mais nevrálgicas. “Depositei total confiança nas pessoas que estiveram à frente desses setores, até porque é difícil um dirigente maior controlar toda a composição da administração.Mais de R$ 1 bilhão foi administrado sem que existisse uma só mácula”, ressaltou.

Sérgio Teixeira agradeceu a toda a equipe  e ainda dirigentes que fizeram parte da gestão como os professores José Carlos Pessoa, Carlos Henrique e José Jonas ex-pró-reitores e  disse que gestão deixa um legado mais importante o hábito de planejar.