Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UFBA abre vagas de mestrado para servidores do Ifal

UFBA abre vagas de mestrado para servidores do Ifal

Aulas vão ocorrer em Maceió, a partir do início do próximo ano

por Elaine Rodrigues publicado: 23/09/2019 18h14, última modificação: 04/10/2019 16h38

O Instituto Federal de Alagoas renovou o convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vai fazer uma nova chamada para a segunda turma do Mestrado Profissional em Engenharia Industrial. As pré-inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de outubro. São oito vagas, para professores e técnicos administrativos do Ifal.

Reunião com os coordenadores do Programa de MestradoO assunto foi tema de reunião na última semana, quando o reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, e o assessor executivo, Wellington Spencer, receberam o coordenador acadêmico do curso, Marcelo Embiruçu, e o coordenador do mestrado profissional, Márcio Nascimento.

As aulas estão previstas para começar em março de 2020, em Maceió. Desde 2014, 34 servidores do Ifal participaram do convênio e 25 deles defenderam o mestrado. “O servidor terá a oportunidade de se capacitar, de realizar pesquisa, mediante o estudo de técnicas e processos, exercitando o pensamento indutivo e dedutivo, que a pesquisa fomenta, detectando melhor problemas e soluções”, detalha a pró-reitora.

Para Marcelo Embiruçu, a especialização é definida como um programa multidisciplinar em Engenharia. “No Ifal a gente acrescentou um tópico de pesquisa a mais que é a ênfase na parte de Educação, Ensino e Educação de Tecnologia e Engenharia. Outras ênfases são ‘produção limpa, ambiente e energia’; ‘automação, controle e otimização’; ‘engenharia de produção’; ‘engenharia agroindustrial e biotecnologia’; ‘engenharia de mobilidade’; e ‘petróleo, gás e petroquímico’. Todas essas áreas já foram de alguma maneira trabalhadas”.

Reunião com os coordenadores do Programa de MestradoO coordenador do programa, Márcio Nascimento, detalhou alguns projetos desenvolvidos, em temas ligados à Engenharia e à Indústria. “Teve um aluno nosso que estudou a indústria moveleira do estado de Alagoas, tem aluno que desenvolveu uma patente vinculada ao melhor rendimento da produção açucareira. Então, são essas situações que envolvem a indústria no seu ambiente amplo e não segmentado, como a indústria sucroalcooleira, petróleo biodiesel, novos materiais e estaleiros navais”, elenca Márcio Nascimento.

Sobre o mestrado profissional

O mestrado é voltado para profissionais de todas as áreas atuantes no mercado de trabalho e que desejam buscar soluções para problemas da sua prática profissional. Através da formação de recursos humanos qualificados, o curso contribui para agregar competitividade e aumentar a produtividade nas empresas através da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. A duração é de dois anos.

Preencha a ficha de pré-inscrição!

registrado em: