Notícias
Três campi do Ifal cumpriram com antecedência a primeira etapa do Educacenso 2017
Três campi do Instituto Federal de Alagoas cumpriram a primeira etapa do Educacenso 2017, cujo prazo termina no próximo dia 31 de julho. As unidades de ensino do Benedito Bentes, Arapiraca e Viçosa já encaminharam à Procuradoria Educacional Institucional, vinculada à Reitoria a coleta de dados da primeira etapa do Censo de Edcuação Básica.
Os Campi do IFAL ao declarar no sistema do Censo Escolar devem ter como referência documentos que garantam a confiabilidade das informações prestadas, tais como ficha de matrícula do aluno, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, regimento escolar, entre outros.
Isso possibilita que, a qualquer momento, as informações declaradas ao Censo possam ser confirmadas pelo MEC, pelo Inep, pelos órgãos de controle, acompanhamento e fiscalização e pelo Ministério Público.
O responsável pela escola responde administrativa, civil e penalmente pela inclusão de informação inadequada, se comprovada a omissão ou comissão (obrigação ou incumbência), dolo ou culpa, nos termos da Lei n° 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional. As informações prestadas ao Censo Escolar devem refletir a realidade da escola na data de referência do Censo - última quarta-feira do mês de maio (31 de maio de 2017).
A ordem de preenchimento deverá ser:
-
Escola;
-
Turma;
-
Aluno;
-
Profissional Escolar.
Para auxiliar no preenchimento das informações do Censo, o INEP disponibilizou vídeos com orientações específicas sobre a coleta que podem ser acessadas em https://www.youtube.com/playlist?list=PLjz5Kd6rxbE6K_5XRCH2AX2fPjwITRZZs
Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento, entre em contato pelo ramal 1168