Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tradições Nordestinas é tema de Gincana Junina no Ifal Satuba

Tradições Nordestinas é tema de Gincana Junina no Ifal Satuba

publicado: 30/06/2015 14h55, última modificação: 01/07/2015 07h58
Exibir carrossel de imagens Ascom Satuba Apresentação de  quadrilhas nos festejos do Câmpus Satuba

Apresentação de quadrilhas nos festejos do Câmpus Satuba

Um dia inteiro celebrando e festejando a cultura da região Nordeste. Foi assim que alunos, pais de alunos, servidores, alunos egressos e pessoas da comunidade em geral passaram a última sexta-feira 26, no espaço multieventos do Ifal Satuba, durante a culminância da VII Gincana Junina 2015, cujo tema foi Tradições Nordestinas.

O evento iniciou às 9h, com a execução do Hino Nacional, seguido da palavra da diretora de Ensino, Auxiliadora Baraldi, representando a direção-geral da instituição.  Em seguida, as equipes Flor do Mandacaru, Nóis Caipira, Coração Nordestino, Cangaceiro, Pé de Serra, Agro Junino e Arriba Saia, formadas por alunos e coordenadas por professores do câmpus, revezaram-se  no desenvolvimento de tarefas, antecipadas e surpresas, que incluíram a confecção e desenho de painéis, apresentação de esquete teatral, degustação de comidas típicas, performance de trio nordestino, concurso de rei e de rainha do milho (categorias aluno e servidor), desfile de pais devidamente caracterizados, solo de sanfona, crenças juninas e coreografias.

À medida que as equipes se apresentavam, o corpo de jurados, formado por professores da  casa,  observava e avaliava tudo: pontualidade, estética, organização, caracterização, disciplina, coerência com o tema e criatividade. E as equipes capricharam em todos os quesitos.

No concurso de rei e de rainha do milho, categoria aluno, a equipe Cangaceiro levou a melhor, com a coroação do casal  Jonhn Lenon e Gabrielly Carnaúba.  Na categoria servidor, o título ficou com Ademar Paulino e Cleonis Ribeiro, da equipe Pé de Serra.

As coreografias, última tarefa desenvolvida, foram um show à parte. Quadrilhas estilizadas, coco de roda e outras danças encantaram os presentes e os jurados.  Com o encerramento das apresentações, os jurados se reuniram para o cômputo final das notas. Enquanto todos aguardavam ansiosos, o grupo Forró Serrano, formado por servidores da instituição, brindou o público com um animado arrasta pé.

Já passava das 18h quando a apuração foi concluída. Foi então que o grupo de forró pé de serra deu uma pausa para o anúncio do tão esperado resultado. E Pé de Serra também foi o nome da grande campeã da competição, seguida das equipes Arriba Saia (2º lugar) e Cangaceiro (3º lugar).

Anunciado o resultado, o clima de competição deu lugar ao de comemoração e todos caíram no forró, como manda a tradição.  Às vencedoras serão concedidas as seguintes premiações: 1º lugar: 2,0 pontos; 2º lugar: 1,0 ponto e 3º lugar: 0,5 ponto.

A  direção-geral parabenizou a comissão organizadora, composta pelos servidores Valeska de Souza Duarte, Auxiliadora Baraldi, Luciano Francisco de Holanda, Anne Delly Gomes Leão, Ademilson Galdino, Sandra Sebastiana, Flávia Monteiro e Antonio Gonzaga Calado, e a todos as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram com a realização do evento.

O resultado final ficou assim constituído:

CLASSIFICAÇÃOEQUIPEPONTUAÇÃO
Pé de Serra 6993