Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalhadores da economia solidária iniciam cursos nesta segunda (5); saiba mais

As aulas inaugurais ocorrerão nos campi Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema
publicado: 02/08/2024 15h16, última modificação: 02/08/2024 15h16

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

Começam na próxima segunda-feira, 5, os cursos de Formação Inicial e Contínua (FIC) para trabalhadores da economia solidária pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os cursos integram o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). As aulas serão ministradas nos campi Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema.

Campus Maceió Ao todo são quatro cursos, sendo três de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, nos campi Maceió, Marechal e Santana do Ipanema e um curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidária, no Campus Arapiraca. Os cursos têm duração de três meses, com carga horária de 200h. Cada turma tem 40 alunos, todos advindos de empreendimentos (formais ou informais) da economia solidária.

As aulas inaugurais estão marcadas para a próxima segunda-feira (05/08) e são abertas para o público em geral em todos os campi. O primeiro dia contará com a presença de convidados que têm relação com o movimento da economia solidária em Alagoas.

Campus Santana do IpanemaCampus Marechal DeodoroCampus Arapiraca

Confira a programação completa:

05/08, às 14h - Campus Santana do Ipanema

Cenários e Perspectivas da Economia Solidária em Alagoas - Me. Jarpa Aramis Ventura de Andrade

05/08, às 19h - Campus Maceió

A Economia de Alagoas no Século XXI - Dr. Cícero Péricles de Oliveira Carvalho (Universidade Federal de Alagoas)

06/08, às 19h - Campus Arapiraca

Empreendimentos Solidários: Autogestão, Desafios e Avanços - Maria Eunice de Jesus (Coordenação Institucional da AAGRA)

06/08, às 19h - Campus Marechal Deodoro

Economia Solidária como Vetor de Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social: Desafios da Gestão de Empreendimentos - Adalberon Sá Júnior (Secretário Executivo de Economia Solidária do Estado de Alagoas)

Programa Manuel Querino

O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional foi lançado no ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem feito parcerias por meio de edital público com universidades e institutos para qualificar profissionais de diferentes setores da economia. No caso de Alagoas, o Ifal faz parte da equipe do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que ganhou o edital para atender a trabalhadores da economia solidária. O instituto descentralizou a execução do programa, fazendo um outro edital com chamada para Instituto Federais do Norte e Nordeste.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.