Geral
Torneio Robocode do Câmpus Arapiraca vai se tornar intercampus em 2016
Desafio na construção de robôs para combate com uma visão interdiscplinar atraiu professores e alunos da área de robótica no 3º Caiite
Luiz Felipe apresenta trabalho vencedor do 2º Torneio Robocode
Um campo de batalha virtual que fez sucesso no 3º Caiite (Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia) e foi promovido por um grupo de professores do Câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), denominado Torneio Robocode vai ganhar, em 2016 , mais amplitudes e se tornará uma competição intercampus na instituição Federal de Alagoas. Os organizadores não esperavam a repercussão do evento que mesclou games com aplicação da Matemática, Física e até a Filosofia na tecnologia de construção de robôs.
Segundo Maurício Dias, um dos organizadores do evento, a inclusão da Matemática e Física mostrou a importância dessas disciplinas como elementos importantes para a tecnologia. “Neste ano, por conta de um processo de construção prévia dos robôs, somente alunos do Câmpus Arapiraca participaram do evento. Mas, no próximo ano, contaremos com todos os campus do Ifal que atuam na área de robótica”, explicou o professor.
Durante o torneio, os robôs foram colocados na arena de combate virtual para se enfrentarem até restar apenas um. Cada batalha teve dez rounds e vence aquele que tiver atingido mais o oponente. Há as modalidades um contra um e equipe. Além disso, os cinco melhores classificados precisaram apresentar as estratégias que foram utilizadas para conseguir ter o robô vencedor.
A final do Robocode ocorreu na manhã de quarta-feira, no 3º Caiite e as cinco melhores construção de robôs foram:
1º equipe Ferroada
2º Will
3º Day Max
4º Walle
5º Pafas
A competição ocorreu, pelo segundo ano consecutivo, porém, pela primeira vez, foi realizada no 3º Caiite. A equipe organizadora é composta por Davi Carnaúba (coordenador), Taisis Marinho, Diogo Meurer, Fernando Neuj, Maurício Júnior.
A equipe Ferroada, campeã do torneio é composta pelos estudantes Luiz Felipe, Valdinez da Silva, Nicolas Lima, Eduardo Lúcio e Lucas da Silva.