Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Técnicas de governança, saúde e soluções inovadoras na manhã do segundo dia do ENDP
conteúdo

Notícias

Técnicas de governança, saúde e soluções inovadoras na manhã do segundo dia do ENDP

Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) é realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta

publicado: 20/09/2018 10h21, última modificação: 20/09/2018 10h23

 A primeira atividade do dia foi o Painel do Tribunal de Contas de União: Como superar barreiras na implantação da governança de pessoas, sob responsabilidade do auditor fiscal Daniel Jezini. Com bom humor e desenvoltura, Daniel abordou a temática da implantação da governança através da utilização de técnicas de persuasão na apresentação das ideias e projetos. Para isso, apresentou a ferramenta dos quatro pilares: sequestro da atenção, cativeiro lógico, janela de oportunidade e gatilhos da inspiração (humor, histórias e humildade). Para o auditor, nessa fase o "porque" é mais importante que "o que" e "como". 

Para Daniel precisamos agir. "Não podemos fugir da responsabilidade de sermos agente de mudança. Com os incentivos que temos, a tendência é acomodação e caos. No fim das contas, quem precisa assumir essa missão somos nós", finalizou. 

A conferência "A importância dos alimentos funcionais na prevenção de doenças", proferida por Fátima Nunes, nutricionista aposentada do IFRN, foi animada e muito interativa, com ativa participação dos participantes durante toda a explanação. Ela tratou sobre as propriedades nutricionais de diversos alimentos e dos impactos das escolhas na dieta de homens e mulheres. Falou sobre a importância da manutenção de uma alimentação equilibrada, como fator essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças. 

"Soluções Inovadoras", tema da palestra técnica de Vivalde Cunha da Costa, diretor de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, tratou sobre problemas e motivação, além de trazer informações importantes para o cotidiano de trabalho dos servidores federais. Vivalde reafirmou a importância de se estabelecer objetivos estratégicos e adotar boas práticas de governança. Sobre a área técnica, o diretor apresentou algumas das atualizações desenvolvidas para o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e da modernização das telas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Para a administradora Kilma Matos, coordenadora de Capacitação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) as atividades da foram estimulantes, com abordagens atuais e atrativas. "Foi uma manhã muito produtiva: aprendemos não apenas questões relacionadas ao nosso trabalho, como também temáticas relacionadas ao nosso bem estar e qualidade de vida", afirmou. 

Eleição da CNDP

A Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos foi criada na década de 80 e, desde então, atua com o objetivo de integrar e discutir as políticas e assuntos da Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino. A Comissão possui 12 integrantes, sendo seis de universidades, cinco de Institutos Federais e um do Cefet. A cada dois anos é feita uma eleição e, este ano, são três vagas ofertadas.

Além disso, vai ser escolhido durante o ENDP a próxima sede do encontro. De acordo com a presidente da CNDP, Maruska Vaz Sansaloni, atualmente este é o grande evento de Gestão de Pessoas da Rede Federal. E é bastante esperado pelos profissionais, pela sua qualidade.

"O ENDP é o espaço de integração, capacitação, interação dos profissionais da área de gestão de pessoas das IFE's. Apresenta temas atuais e importantes voltados para gestão, legislação e governança no Serviço Público Federal. O encontro é promovido pela CNDP e a instituição organizadora, que é escolhida pelo conjunto de pessoas que participam do encontro", explicou.

 Promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), o ENDP conta com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgepe).

registrado em: ,