Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Teatro e gestão dão o pontapé inicial ao maior encontro de gestores públicos de pessoal do país

publicado: 19/09/2018 11h38, última modificação: 21/09/2018 12h24

Foi com uma encenação da peça “Estratégia di Gestão em Alto Mar” que teve início, nesta terça-feira, 19, a 38ª edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP), organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió. Entre versos, música e paródias, o grupo teatral da C4 Produções buscou sensibilizar gestores de todo o país para a necessidade dos aspectos humanos no desenvolvimento da instituição.

“A estratégia é fundamental e para isso é preciso colher as informações de forma correta. O entendimento é essencial para o melhor posicionamento. O princípio da gestão só se faz com a união, só se faz com pessoas”. Estes foram alguns dos argumentos colocados pela tripulação de um navio pirata, ancorado sob o palco da abertura, que contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, do vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, da presidente da Comissão Nacional dos Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, Maruska Vaz Sansaloni e do diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca.

Wagner relatou que a decisão de trazer o evento para o Ifal foi realizada após um convite da Comissão Nacional dos Dirigentes de Pessoal e a manifestação favorável do reitor em contribuir para o debate nacional. “Não é fácil realizar um evento desse porte, é um grande desafio, que tem que ter o apoio de toda sua equipe. Porque a gente acumula atividades. É necessário saber lidar com os processos diários, conhecer as atualizações normativas e conciliar a rotina com a realização do evento”, pontuou o gestor.

Sérgio Teixeira deu as boas-vindas aos gestores convidados e aos 700 participantes do ENPD, que ocorre até a próxima sexta-feira, 21, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O reitor falou sobre a alegria de trazer algo desse porte para Maceió. “Depois de 34 anos de instituição e oito anos de gestão, eu compreendo que o mais importante para uma instituição é a felicidade das pessoas. O principal papel do gestor é a necessidade de descobrir talentos, acolher e valorizar as pessoas, por isso, nesse tempo estivemos investindo em qualificação, capacitação e no bem-estar das pessoas”, pontuou.

Outro que subiu na “prancha” do navio pirata foi o vice-reitor da Ufal, que é uma das entidades parceiras do evento. Lá, Vieira abordou sobre a importância da missão de gerir a máquina pública, em tempos de crise econômica e moral, e parafraseou o pensador Immanuel Kant. “Embora cada um de nós tenha o arbítrio para tomar nossas decisões, é a soma das escolhas de cada um de nós que vai conciliar para o exercício do livre arbítrio de todos”.

Após a manifestação dos dirigentes, a peça também terminou com uma mensagem moral, voltada ao planejamento estratégico: “Para liderar é necessário colocar-se no lugar dos outros; para perceber o que eles sentem. Não basta apenas liderar, é necessário ter humildade, respeitar e se colocar no lugar do próximo”, recitou o comandante do navio pirata.

Mais informações sobre a programação, notícias e imagens do evento estão disponíveis na página do evento.

registrado em: ,