Você está aqui: Página Inicial > Notícias > TCU faz mapeamento de indicadores da Rede Federal de Educação Profissional

TCU faz mapeamento de indicadores da Rede Federal de Educação Profissional

Ifal faz parte de entidades visitadas para fiscalização dos dados ofertados a sociedade

publicado: 18/02/2020 15h34, última modificação: 20/02/2020 15h16

O auditor do Tribunal de Contas de União (TCU), João Ribeiro, esteve reunido na reitoria com representantes de pró-reitorias e o procurador institucional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Fabiano da Silva, como parte de um processo de fiscalização dos indicadores das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ao longo da manhã, as pró-reitoras de Ensino, Cledilma Costa, de Extensão substituta, Dilliani de Oliveira, e de Pesquisa Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, apresentaram as páginas oficiais e os sistemas utilizados pela instituição para a disposição de dados da entidade, enquanto o auditor as questionava sobre as melhores formas de acesso aos dados. “Os indicadores são importantes, não para a gente que compõe o TCU, mas para toda a sociedade, ainda mais diante do público específico atendido pelo Ifal”, pontuou João Ribeiro.

Auxiliando nos esclarecimentos, Carlos Fabiano lembra que foi a primeira vez que o Ifal recebe a visita do TCU. Ele pontua que no momento, o orgão procura mapear como se dá a inserção de dados nos sistemas da instituição. É uma ação realizada por meio de amostras, onde as observações irão contribuir para o processo de uniformização das metodologias utilizadas para o cálculo dos indicadores da rede federal.

Isso faz parte de um trabalho de levantamento e coleta de dados institucionais e análise de como são calculados nossos indicadores, para poder melhorar o reflexo deles, diante do que eles propõem medir. Nós temos, por exemplo, vários conceitos de evasão escolar e queremos propor uma padronização conceitual de metodologia de cálculo para os resultados de toda rede”, ilustrou o procurador institucional.

registrado em: