Notícias
TCU faz mapeamento de indicadores da Rede Federal de Educação Profissional
Ifal faz parte de entidades visitadas para fiscalização dos dados ofertados a sociedade
O auditor do Tribunal de Contas de União (TCU), João Ribeiro, esteve reunido na reitoria com representantes de pró-reitorias e o procurador institucional do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Fabiano da Silva, como parte de um processo de fiscalização dos indicadores das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ao longo da manhã, as pró-reitoras de Ensino, Cledilma Costa, de Extensão substituta, Dilliani de Oliveira, e de Pesquisa Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira, apresentaram as páginas oficiais e os sistemas utilizados pela instituição para a disposição de dados da entidade, enquanto o auditor as questionava sobre as melhores formas de acesso aos dados. “Os indicadores são importantes, não para a gente que compõe o TCU, mas para toda a sociedade, ainda mais diante do público específico atendido pelo Ifal”, pontuou João Ribeiro.
Auxiliando nos esclarecimentos, Carlos Fabiano lembra que foi a primeira vez que o Ifal recebe a visita do TCU. Ele pontua que no momento, o orgão procura mapear como se dá a inserção de dados nos sistemas da instituição. É uma ação realizada por meio de amostras, onde as observações irão contribuir para o processo de uniformização das metodologias utilizadas para o cálculo dos indicadores da rede federal.
“Isso faz parte de um trabalho de levantamento e coleta de dados institucionais e análise de como são calculados nossos indicadores, para poder melhorar o reflexo deles, diante do que eles propõem medir. Nós temos, por exemplo, vários conceitos de evasão escolar e queremos propor uma padronização conceitual de metodologia de cálculo para os resultados de toda rede”, ilustrou o procurador institucional.