Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sustentabilidade: portaria institui Plano de Gestão de Logística Sustentável do Ifal

Comissões de Sustentabilidade vão atuar na instituição para adotar práticas sustentáveis e de racionalização de materiais

por Elaine Rodrigues publicado: 04/10/2019 14h08, última modificação: 04/10/2019 14h08

O termo ‘desenvolvimento sustentável’ está na missão do Instituto Federal de Alagoas e a instituição contará com o Plano de Gestão de Logística Sustentável 2019-2023, instituída pela portaria nº 3077/2019. O documento detalha objetivos e a metodologia para implementar práticas de gestão sustentável e eficiente dos recursos socioeconômicos e ambientais na Reitoria e nos campi do Ifal.

O plano apresenta práticas de sustentabilidade e racionalização de recursos naturais, materiais e serviços divididas em sete temas: materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações sustentáveis e deslocamento de pessoal. A Diretoria de Planejamento Institucional, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, acompanhará os trabalhos.

“Cada unidade do Ifal (Reitoria e campi) instituirá por portaria do dirigente a Comissão Local de Sustentabilidade. Haverá ainda uma Comissão Sistêmica formada por um presidente mais os 17 presidentes das comissões locais. E essa formação representa uma alteração na metodologia de formação da Comissão Sistêmica anterior, garantindo que todas as unidades estejam representadas”, explicou o diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco.

As comissões vão atuar no direcionamento das ações, mas o Plano de Logística Sustentável deve ser seguido por toda a comunidade do Ifal, da qual fazem parte servidores, estudantes e prestadores de serviço da instituição.

Principais ações

Diminuir o consumo de papel.

Diminuir o consumo de descartáveis.

Economia de cartuchos para impressão.

Redução do consumo de energia elétrica.

Reduzir o consumo de água e o fluxo gerado para o sistema de esgoto.

Promover a coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Ações de sensibilização e capacitação.

Dar preferência às aquisições de bens e materiais, contratações de serviços e obras ambientais sustentáveis.

Ações voltadas para o uso de transporte da instituição.