Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade na Reitoria marca a nomeação de mais sete docentes no Ifal

Solenidade na Reitoria marca a nomeação de mais sete docentes no Ifal

publicado: 18/05/2018 12h36, última modificação: 18/05/2018 14h22

Sete professores aprovados no concurso público do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (18).Os docentes serão lotados nos campi de Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Batalha, Piranhas e Maceió. A solenidade ocorreu na Sala de Reuniões  da Reitoria, foi presidida pelo reitor Sérgio Teixeira e teve a participação dos pró-reitores, diretores-gerais, gestores da área de gestão de pessoas e familiares dos novos servidores.

A cerimônia foi iniciada com o pronunciamento do diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca  que expôs sobre o esforço da equipe da Coordenação de Contratos e Admissão em garantir a posse de mais de 350 servidores no ano passado e  iniciar neste ano, uma nova etapa desta tarefa, agora com os docentes. “Este momento significa a materialização de tudo o que fizemos para garantir a posse dos servidores, apesar do momento difícil do país e, isto fica claro na evolução do número de funcionários que passou de 700 em 2010 para quase 2 mil servidores, até o momento”, declarou.

Ao representar os diretores-gerais na solenidade, Ana Quitéria Menezes, diretora-geral do  campus Palmeira dos Índios, disse que os novos docentes chegam para engrossar as fileiras da família-Ifal. Ela citou pontos positivos do instituto nas áreas de  ensino, pesquisa e extensão. “Problemas nunca vão deixar de existir, como ocorre em qualquer família, porém temos a alegria de fazer um bom trabalho”, ressaltou.

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique de Gouvêa, durante discurso, traçou um panorama do Ifal ao citar os 16 campi e 15 polos de educação a distância, por meio de uma oferta diversificada de ensino.”Temos em torno de 20 mil alunos, quase 2 mil servidores e colaboradores que  primam por desenvolver uma política de verticalização do ensino e, por isso, alguns desses alunos tornam-se professores”, destacou. Luiz Henrique mostrou a evolução do Ifal ao se referir aos dois mestrados ofertados pela instituição pelos campi de Marechal Deodoro e no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió. “Venham para ser felizes e trabalhar com muito prazer”, salientou.

O reitor Sérgio Teixeira iniciou o pronunciamento afirmando ser gratificante  participar de mais uma solenidade de posse do Ifal que cresce de forma quantitativa e qualitativa.Teixeira  declarou ainda que a função da educação é transformar as pessoas e expôs o papel do instituto nesse processo com a implantação de 16 unidades de ensino em todas as microrregiões do estado de Alagoas. “Não só na cidade que recebe o campi mas  no entorno da região os benefícios para a população já são visíveis”, discorreu. O titular do Ifal argumentou ainda que é necessário investir no ser humano e exemplificou programas que buscam a valorização dos servidores, por meio de incentivos à pós-graduação.

Como citado nos pronunciamentos, boa parte dos docentes empossados  é ex-estudantes da instituição, a exemplo de Gustavo Correia dos Santos que foi aluno do Campus Marechal Deodoro e de  Valéria Rodrigues Teles, ex-discente do Campus Maceió. Já Evandro Barbosa Nunes mora em Brasília-DF e, nos últimos anos, teve vontade de morar no Nordeste, por ser paraibano e a esposa ser de Paulo Afonso, na Bahia. “Vou para o Campus Piranhas, próximo ao município baiano e ficar próximo  dos parentes”,explicou.

Na ocasião, o reitor destacou que um dos  objetivos da verticalização de ensino e do concurso por escolha de campi é possibilitar que o aluno cresça dentro da instituição e se torne um servidor ou aqueles que estão fora de suas cidades-natal possam voltar na condição de integrante do quadro funcional.

PROFESSORES NOMEADOS

NOME                                                                    ÁREA                                     CAMPUS

JONAS GONÇALVES LOPES

MATEMÁTICA