Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade marca início do IX Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica do Ifal

Na edição de 2022 do EITIC serão apresentados 199. Programação segue até 31 de agosto

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 15/08/2022 15h31, última modificação: 15/08/2022 15h35

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (15/08), a solenidade de abertura do IX Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (EITIC), maior evento de iniciação científica e tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Em sua terceira edição no formato digital, o evento avaliará de maneira definitiva os projetos institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) realizados de acordo com os editais Nºs 13 e 14/2021 PRPPI/IFAL.

Na edição de 2022 do EITIC serão apresentados 199 (cento e noventa e nove) projetos de iniciação científica e tecnológica, além de momentos de palestras, oficinas e mesas redondas.

As comunidades interna e externa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) poderão assistir as apresentações pelo Google Meet. A programação especial será transmitida pelo YouTube e os ouvintes irão receber certificado de participação a partir do preenchimento da lista de presença.

A programação completa e o acesso às salas virtuais seguem até o dia 31 de agosto. Mais informações estão disponíveis na página de eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI).

Abertura

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Comissão Organizadora do IX EITIC e diretor de Pesquisa e Inovação da PRPPI, professor Eugênio Bastos da Costa, ressaltou a importância do evento para todo o Instituto.

“O EITIC é um evento que se destina a fazer uma avaliação final dos projetos selecionados e executados através de nossos programas de iniciação científica e tecnológica, projetos que têm o fomento do Ifal, do CNPQ e também da Fapeal. Muitos projetos são colocados também de forma voluntária ou com apoio dos campi do Ifal”, destacou Eugênio Bastos da Costa.

Angela Cruz, assessora da PRPPI, destacou que o EITIC é uma mostra do potencial do Instituto Federal de Alagoas nas áreas da pesquisa e da inovação. “O EITIC é o maior evento de pesquisa e inovação do Ifal. A apresentação de quase 200 projetos de iniciação científica, de iniciação e desenvolvimento tecnológico e inovação, reforça ainda mais a importância desse evento e a promoção das atividades de pesquisa e inovação em nossa instituição”, afirmou Angela Cruz.

A reitora substituta do Ifal, professora Cledilma Costa, pontuou que a IX Edição do EITIC é o símbolo do fortalecimento do Ifal nas áreas de pesquisa e inovação. A gestora lembrou que em 2021, foram apresentados 80 trabalhos durante o evento. Em 2022, com sua terceira edição no formato digital, o número de trabalhos no EITIC mais do que dobrou, totalizando 199 projetos inscritos.

“Essa é uma crescente importante, que mostra como o Instituto Federal de Alagoas consegue se reinventar e apresentar um evento da maior qualidade para todos os que estão estão acompanhando e para todos os que estão inscritos”, enfatizou a reitora substituta do Ifal, Cledilma Alves.

Conferência de abertura

Durante a solenidade de abertura foi ministrada a conferência “Construindo Laços para a Internacionalização da Pesquisa e da Inovação”. Mediada por Carolina Duarte, coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, a discussão contou com a participação da professora Camila Albuquerque Fernandes e do professor Ramón Victor Alves Ramalho, que debateram sobre a importância da experiência internacional na formação acadêmica, pessoal e profissional.

Confira abaixo a solenidade de abertura do IX EITIC.