Notícias
Solenidade marca abertura do III Seminário sobre Estágio Supervisionado do Ifal
A programação segue até a próxima quarta-feira (24/08)
Foi realizada, na noite da última segunda-feira (22/08), a solenidade de abertura do III Seminário sobre Estágio Supervisionado das Licenciaturas (III SESLIC) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Sediada no Auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, a solenidade de abertura do III SESLIC contou com a participação de discentes, docentes e gestores do Ifal. A programação segue até a próxima quarta-feira (24/08).
O evento tem como objetivo socializar investigações e experiências vivenciadas por estudantes de Licenciaturas do Ifal, envolvidos nas atividades dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas, nos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP).
Ao todo, mais de 520 participantes se inscreveram no III SESLIC, entre discentes dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas (Campus Maceió e EAD), Física (Campus Maceió e Campus Piranhas), Letras (Campus Maceió, Campus Arapiraca e EAD), Matemática (Campus Maceió e Campus Piranhas) e Química (IFAL-Campus Maceió).
Mesa de abertura
A mesa de abertura iniciou às 19h e teve como tema “Formação docente: desafios e possibilidades”. Participaram da ocasião, a pró-reitora de Ensino e reitora substituta Cledilma Costa; a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte de Oliveira; a diretora de Articulação do Ensino, Patricia Borsato; o diretor geral do campus Maceió, Damião Augusto Santos, e a coordenadora das Licenciaturas do Ifal, Karina Dias Alves.
A reitora substituta anunciou na ocasião uma nova licenciatura, Pedagogia, que passará a ser ofertada na modalidade a distância a partir do próximo ano.
“Queria dizer da minha alegria e da minha satisfação, em nome do nosso reitor, Carlos Guedes, de poder cumprimentar todos vocês e que vocês tenham um evento muito proveitoso durante esses três dias”, destacou a professora Cledilma Costa, reitora substituta do Ifal e pró-reitora de Ensino.
“Que aproveitem o momento para discutir, para criar, reinventar, para experienciar, para aprender um pouco mais o que é ser e o fazer docente”, destacou a professora Karina Dias Alves, da comissão organizadora do III SESLIC.
Ao fim da mesa de abertura, os participantes do III SESLIC tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação cultural com a Orquestra Filarmônica Emeriato Pereira Lima, de Campo Alegre.
Palestra
Ao fim da apresentação cultural, foi dado início ao primeiro momento da programação acadêmica do III SESLIC, com a palestra “Os sentidos formativos do estágio”. A professora Katia Costa Lima Corrêa de Araújo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), foi a responsável por ministrar a conferência, que foi mediada pela professora Danielle da Silva Ferreira, docente do Campus Maceió do Ifal.