Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Siass realiza campanha Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho

Siass realiza campanha Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho

Equipe de Vigilância e Segurança no Trabalho adaptou atividade ao período de pandemia

publicado: 27/07/2020 11h03, última modificação: 27/07/2020 14h29

Como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica para o Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho, no dia 27 de julho, a equipe de Vigilância e Segurança no Trabalho do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou uma campanha para educação de servidores quanto aos acidentes de trabalho. Sob a temática “6 dicas práticas para evitar acidentes no home office”, o material foi pensado para um período em que grande parte dos servidores estão atuando de forma remota, em virtude da pandemia da Covid-19.

Karine Pimentel, engenheira de Segurança do Trabalho e uma das responsáveis pela produção do material, destacou que o afastamento das atividades presenciais vem transformando as condições de trabalho e, consequentemente, das medidas de atenção à saúde do trabalhador.

“O Home Office é uma realidade para nós e para evitar problemas com a saúde e/ou acidentes de trabalho, é necessário que adotemos alguns cuidados, garantindo, principalmente, práticas de ergonomia em casa”, enfatiza.1.jpg

A servidora comenta que entre as dicas compartilhadas estão pequenas atitudes que podem ajudar a tornar o ambiente de trabalho mais seguro, como a escolha de um ambiente saudável; a organização da mesa de trabalho; a adoção de uma postura adequada e o estabelecimento de uma rotina de trabalho.

“Esse tipo de trabalho, quando bem organizado, pode ser mais produtivo e menos cansativo para o trabalhador, que deve atentar para diversos fatores que vão influenciar na sua qualidade de vida; além de estar dando atenção especial à elaboração e divulgação de material relativo às orientações de prevenção da Covid-19, preconizadas pela OMS”, acrescenta Karine.

Vigilância e Segurança no Trabalho

A equipe de Vigilância e Segurança no Trabalho do Ifal foi estruturada em 2020 com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Vinculada ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass), ela é responsável pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da instituição.

Hoje a equipe conta com uma engenheira e uma técnica da Segurança do Trabalho, além de uma médica e enfermeira do Trabalho. Elas são responsáveis por fazer cumprir as disposições legais e regulamentares na área.

“A partir de um conjunto amplo de iniciativas, o gerenciamento de riscos ocupacionais, que consiste no planejamento, implementação e monitoramento de ações preventivas e corretivas, para reduzir a probabilidade da ocorrência de eventos que possam provocar danos e perdas, e, assim, estabelecer a promoção permanente de ambientes seguros e saudáveis”, detalha Karine.

Os profissionais também são responsáveis pela elaboração de documentos como os programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), além de manuais de segurança para laboratórios e almoxarifados que armazenam produtos químicos.

Também são pensados por elas as formas de implementação do processo para a realização dos exames médicos periódicos, de análise de ambientes de trabalho e de avaliação de adicionais ocupacionais.

E nesse período de pandemia as profissionais estão promovendo palestras, ministradas em ambiente virtual para toda a comunidade acadêmica, treinamentos para servidores em atividades institucionais essenciais, vídeos, informes e cartilhas disponibilizados nos canais de comunicação da instituição e nas redes sociais.

O contato com Vigilância e Segurança no Trabalho do Ifal, durante esse período de pandemia é realizado a partir do e-mail: sesmt@ifal.edu.br.

Veja o vídeo produzido pelo Siass para o Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho: