Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Siass realiza atividade de conscientização do Dia Mundial do Diabetes
conteúdo

Notícias

Siass realiza atividade de conscientização do Dia Mundial do Diabetes

Terceirizados e servidores passaram por aferição de glicemia e orientação nutricional

por Jhonathan Pino publicado: 12/11/2021 12h47, última modificação: 12/11/2021 12h57

Servidoras do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realizaram nesta sexta-feira (11) uma ação de conscientização referente ao Dia Mundial do Diabetes, que é celebrado no próximo 14 de novembro. Ao longo do dia, uma equipe formada por profissionais da Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia orientaram servidores e terceirizados da reitoria e do Campus Maceió sobre a doença.

Além dos panfletos informativos, quem transitou pelas unidades, pôde passar por um circuito para a aferição da glicemia, do Índice Massa Corpórea (IMC) e por uma orientação nutricional, tudo mediado a partir de um questionário de avaliação de risco da doençafornecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes.Ação na reitoria ocorreu mpela manhã do dia 12.jpeg

"É uma campanha global que tem o objetivo de alertar e informar sobre a doença, sua maneira de tratar e até de evitá-la, em alguns casos. O diabetes, na grande maioria das vezes, ele é silencioso. Mundialmente mais de 460 milhões de pessoas tem diabetes e uma grande parte não sabe que tem, então só vai saber quando as complicações ocorrerem, mas a informação dá voz ao tratamento. Então ,sendo informado e passando pelo tratamento, você começa a conduzir a sua história” comenta Virgínia Canuto, médica endocrinologista.Karine Oliveira, Jacqueline Gonçalves, Larissa Coimbra, Vírginia Canuto e Glícia Albuquerque fizeram o circuite para orientação dos servidores e terceirizados.JPG

A médica era a última das profissionais com quem os usuários conversava, após a aferição da glicose, pela técnica em enfermagem, Jacqueline Gonçalves, a medição de peso e da circunferência abdominal, pela enfermeira Karine Oliveira, além da avaliação nutricional, realizado pela nutricionista Glícia Albuquerque.

Karine lembrou que as orientações eram dadas de acordo com os resultados obtidos. “É preciso realizar atividades físicas, fazer uma alimentação saudável e aí também interfere se você fuma e bebe, porque o cigarro e o álcool influenciam bastante no Diabetes. Então esse questionário é para a gente avaliar o risco de você ter diabete daqui a 10 anos. Aqui também vão influenciar o fator hereditário e outros fatores patológicos”, ressaltou.