Notícias
Siass promove palestra informativa sobre hepatites virais
Atividade faz parte da campanha Julho Amarelo
No próximo dia 22 de julho, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), promove uma palestra via web, com a médica gastroenterologista e hepatologista, Aryana Isabelle de Almeida. Ela abordará as principais formas de prevenção e diagnóstico das hepatites virais.
A atividade faz parte da campanha “Julho Amarelo”, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 com a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais e será realizada pelo endereço do Google Meet, a partir das 16h, com a mediação da médica do Siass do Ifal, Anna Carolina Le Campion.
Julho Amarelo
A campanha do Julho Amarelo é voltada para de luta contra as hepatites virais, cujo dia designado de conscientização é 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial da Saúde.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. O Ministério da Saúde estima que quase 2 milhões de pessoas convivem com a doença no país.
A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio. Muitas vezes silenciosas, as hepatites B e C podem não apresentar sintomas e evoluir para a forma crônica, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.