Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SIASS/Ifal promoverá palestras sobre prevenção do suicídio
conteúdo

Notícias

SIASS/Ifal promoverá palestras sobre prevenção do suicídio

publicado: 04/09/2018 12h36, última modificação: 14/09/2018 14h14

O SIASS (Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promove, durante o mês de setembro, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito dessa realidade e suas formas de prevenção no Brasil e no mundo. As atividades consistem em uma série de palestras sobre o tema “Suicídio: Falar é a Melhor Solução” e têm o apoio do CVV (Centro de Valorização à Vida), entidade que oferece apoio emocional por 24 horas e todos os dias por meio do telefone 188, chat e VoiP.

As palestras serão ministradas por Delza Gitaí, Rita Name, Jilvon Barros  e outras pessoas voluntárias e segue o seguinte cronograma:

Dia

Campus

Hora

Local

05

Arapiraca

15h

Auditório do campus

06

Reitoria

9h

Sala de Reuniões

12

São Miguel dos Campos

15h

Auditório da Secretaria de Educação Municipal

17

Marechal Deodoro

15h

Campus

18

FORPAE

13h

Auditório de  Informática  Campus Maceió

19

 

20

21

Maceió

 

Batalha

Piranhas

10,16 e 20h

13h30

10h

Auditório do Campus Maceió

 

 Auditório do Campus

 Auditório do Campus

 

Em setembro, o  CVV adota o amarelo aderindo ao movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a psicóloga Paulete Constantino, do SIASS/Ifal, existem crenças falsas a respeito do suicídio, como, por exemplo, "Quem quer se suicidar não avisa", e é fundamental falar sobre a prevenção. "Nós, do SIASS e do CVV, ficamos muito felizes com essa parceria com o Instituto Federal de Alagoas", declara a profissional.

registrado em: ,