Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Siass convida servidores do Ifal: chegou a hora de ‘cuidar de quem cuida’

Siass convida servidores do Ifal: chegou a hora de ‘cuidar de quem cuida’

Programa tem o objetivo de promover a saúde mental dos servidores
publicado: 22/07/2024 18h45, última modificação: 22/07/2024 18h45

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

Um espaço de escuta, diálogo e acolhimento estará disponível para servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a partir do final do mês de julho, por meio do programa “Cuidar de Quem Cuida”, desenvolvido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). E para aproveitar essa oportunidade, é preciso se inscrever até o dia 30 de agosto.

A iniciativa vai contar com palestras e discussões sobre temas relacionados à prevenção do adoecimento e ao autocuidado. O programa será dividido em ciclos com duração de seis meses, e cada ciclo terá encontros mensais em formato híbrido. Será possível participar presencialmente, na Reitoria do Ifal, ou por meio de videoconferência. O primeiro ciclo terá seis encontros e começará discutindo assédio moral e sexual no dia 31 de julho, às 17h, com a psicóloga Karoline Félix.

Adoecimento no trabalho

Paulete Constantino, responsável pelo programaDe acordo com o Siass, os afastamentos de servidores do Ifal motivados por CID-F, relacionados à doença mental, tiveram o aumento médio de 47% entre os anos de 2020 e 2023. Diante desse número, surgiu a necessidade de promover a saúde mental entre os servidores da instituição. “O programa ‘Cuidar de Quem Cuida’ surgiu em 2023 a partir da intenção de que a Assistência Estudantil tivesse um olhar e cuidados, afinal quem cuida precisa se cuidar primeiro. Agora, estendemos o programa para todos os servidores, com o entendimento de que, em uma instituição de ensino, somos todos cuidadores”, explicou Paulete Constantino, idealizadora do projeto, que é psicóloga do Siass e do Campus São Miguel dos Campos.

Para o Siass, o objetivo da iniciativa é promover a saúde mental por meio de bem-estar social e emocional, na linha da Organização Mundial de Saúde, que considera a saúde mental como algo que envolve o corpo, as emoções e a forma como o ser humano interage. “Não se pode prestar um bom serviço se não se gosta de cuidar das pessoas, e não se pode gostar das pessoas se não se gosta de si mesmo”, finalizou Paulete Constantino.

Inscrições e cronograma

Cronograma do primeiro ciclo de encontrosAs inscrições para participar do programa estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail psqvt@ifal.edu.br ou pelo aplicativo SouGov, por meio do menu Minha Saúde e Promoção à Saúde.

Os servidores que tiverem assiduidade nos encontros superior a 80% vão receber um certificado de participação. Os encontros estão previstos para os dias 31 de julho, 30 de agosto (Transtorno de Ansiedade), 24 de setembro (Possibilidade e Limites da Assistência ao Estudante no IF), 29 de outubro (Gestão de Trabalho na Reitoria), 26 de novembro (Ações Inclusivas: Garantia de Direitos e Processo de Cuidados) e 17 de dezembro (À Procura da Felicidade), sempre às 16h.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista