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Sevidores do Ifal são convidados a participar de nova etapa do Projeto Gestão por Competências

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 25/10/2022 16h46, última modificação: 25/10/2022 17h57

No mês de agosto deste ano, o Instituto Federal de Alagoas, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e com o apoio do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), deu início ao Projeto Gestão por Competências. Depois de realizar duas etapas de um total de cinco, a equipe responsável pela iniciativa dá início ao terceiro momento do projeto, que prevê a realização de um questionário entre os servidores do Ifal entre os dias 1º e 16 de novembro.

Até o momento, a equipe responsável pelo projeto realizou o mapeamento das competências baseadas nas diferentes atividades desenvolvidas no Instituto. A próxima etapa será a de avaliar essas competências individualmente, com a participação de cada servidor do Ifal.

O questionário estará disponível diretamente no sistema do Gestcom. As instruções de preenchimento serão enviadas por e-mail para cada servidor/a do Ifal. A partir da avaliação realizada pela DGP e pelo Gestcom, serão identificadas eventuais lacunas de capacitação para as competências mapeadas, a fim de que possam ser realizadas ações qualificadas em relação a desenvolvimento de pessoas, com formações voltadas para as necessidades institucionais, bem como procedimentos de avaliação de desempenho baseados em competências.

Confira abaixo um vídeo preparado pela equipe do Projeto Gestão por Competências do Ifal.

 

 

Mais sobre o projeto

Adriana Nogueira, diretora de Gestão de Pessoas do Ifal, destaca que as competências são as capacidades/comportamentos individuais esperados das pessoas que atuam na instituição, as quais devem resultar em entregas ou resultados do trabalho realizado que estejam alinhadas com os propósitos institucionais. 

O Projeto Gestão por Competências do Ifal tem por objetivo adequar o Instituto a um modelo de gestão de pessoas por competências, que ganhou impulso significativo no âmbito do serviço público brasileiro, desde a publicação do Decreto n° 5.707/2006, e, posteriormente, com a edição do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

O Decreto, em seu item I, do Art. 3º preconiza que o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) deverá “alinhar as ações de desenvolvimento e a estratégia do órgão ou da entidade “ e também, no § 2º do Art. 3º que “A elaboração do PDP será precedida, preferencialmente, por diagnóstico de competências”.

Neste sentido, para adequar-se às novas realidades, o Ifal está em processo de implantação do modelo de gestão por competências com o suporte do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM). O laboratório GESTCOM é vinculado à Faculdade de Psicologia da UFPA e é especializado em desenvolver soluções para a Gestão de Pessoas no contexto da Administração Pública Brasileira. Utilizando metodologias científicas de investigação, o laboratório desenvolve diagnósticos e soluções tecnológicas para atender desafios específicos da Administração Pública.

O Ifal já realizou as duas primeiras etapas do processo, sendo a primeira a análise dos documentos que definem as responsabilidades de cada unidade organizacional da instituição, como, regimento interno, mapa estratégico, entre outros. A análise destes documentos possibilitou propor as possíveis competências que foram avaliadas pelos servidores na segunda etapa do projeto.

Na segunda etapa a equipe do GESTCOM realizou oficinas que participaram servidores considerados com conhecimento consistente nas rotinas de cada menor unidade do Ifal e estes servidores foram responsáveis por avaliar as competências descritas durante a análise documental e corrigir ou acrescentar outras competências.

Na terceira fase, as competências mapeadas nas oficinas foram convertidas em questionários. Este questionário será encaminhado a todos os servidores da instituição por e-mail, inclusive aqueles que não estiveram presentes nas oficinas.

Na quarta fase, cada servidor poderá se posicionar frente às competências em uma autoavaliação, ou seja, indicando suas necessidades de capacitação. Paralelamente a isso, cada gestor de unidade da instituição receberá um questionário para realizar sua autoavaliação e outro questionário para realizar a avaliação da necessidade de capacitação de seus subordinados.

Por fim, a quinta etapa será a obtenção de um relatório com a análise das lacunas das competências, o qual será elaborado pelo GESTCOM e entregue ao Ifal. Esse material servirá de subsídio para diversas ações de desenvolvimento de pessoas na Instituição, como elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PNP), processos de avaliação de desempenho e planejamento das ações relativas à área de desenvolvimento e capacitação de pessoas.