Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setenta e nove docentes do Ifal finalizam curso de “Uso pedagógico do Sigaa”

Setenta e nove docentes do Ifal finalizam curso de “Uso pedagógico do Sigaa”

Formação é uma das quatro capacitações ofertadas pelo Instituto voltadas ao ensino

publicado: 06/07/2020 11h34, última modificação: 08/07/2020 11h02

Uma web conferência com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ivanderson Pereira da Silva, encerrou, na última sexta-feira, 3, o curso de formação “Uso Pedagógico do Sigaa”, ofertado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), para os docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Ao todo, 79 servidores do instituto participaram dessa capacitação. Eles foram mediados por docentes da casa, como Elaine dos Reis, Helisabety Melo, Siquele Campêlo, Jasete Pereira, Jordana Rangely Almeida, Karina Dias, Mônica França e Marcos Charles Baltazar. Na atividade final, o mediador convidado apresentou uma análise do momento de pandemia e as limitações dela quanto ao ensino e aprendizagem virtual.

“O retorno da máquina não é capaz de humanizar, é necessário o comentário do professor. Deve haver interação síncrona e assíncrona, dentro do SIGAA. Se não houver interação, não haverá aprendizagem efetiva”, comentou Ivanderson.

Além desse curso, outras formações foram ofertadas na modalidade à distância, nesse período de pandemia, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), do Ifal.

Para a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, o objetivo dessas capacitações é potencializar o uso pedagógico SIGAA como ambiente virtual de ensino e de aprendizagem.

“A oferta dos cursos de formação continuada é um esforço institucional fruto de um trabalho colaborativo entre servidores do Ifal, que compõem esse grupo de trabalho, visando a promoção da formação de professores em serviço, possibilitando repensar e ressignificar o processo de ensinar e aprender a partir de uma mediação pedagógica qualificada”.