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Servidores e alunos de Coruripe têm dia de diálogo em nova edição do Reitoria no Campus
Gestão foi questionada sobre investimentos em espaços culturais e ampliação da unidade
Em mais uma edição do Reitoria no Campus, a unidade de Coruripe recebeu nesta quarta-feira (01), o reitor Carlos Guedes e toda a equipe sistêmica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O dia foi de diálogo direto com servidores e alunos, que fizeram questionamentos sobre diversas áreas, como cultura, bolsas de estágio e ampliação da unidade.
“Trata-se de uma reunião de bate-papo, troca de informações e de ouvir de vocês opiniões, críticas e sugestões, para a gente dar conta dos desafios que temos diariamente”, pontuou Carlos Guedes.
No local, a Pró-reitora de Ensino (Proen), Cledilma Costa, apresentou o panorama da oferta de cursos técnicos. Lembrou que apesar de não dispor de códigos de vagas, nem recursos suficientes, o Ifal buscou atingir sua meta de manter cursos integrados ao ensino médio em todos os 16 campi da instituição.
“Ainda que sem os códigos de vagas, começamos a ofertar cursos integrados nos últimos três campi que não os tinham, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Benedito Bentes. Para atender a essa demanda, tivemos que fazer um grande esforço e reorganizar a composição do quadro de docentes”, recordou Cledilma.
A gestora também lembrou que a oferta dos novos cursos seguiu a política de destinação de 70% das vagas para egressos de escolas públicas, sendo parte delas para estudantes com necessidades específicas.
“Optamos por esse percentual visando a transformação da nossa realidade, atendendo à população que mais precisa, de uma educação gratuita e de qualidade. O Ifal também é um dos poucos institutos federais que conseguiu ofertar uma educação a estudantes com necessidades específicas. Queremos também ofertar nos campi um programa com foco na recuperação de aprendizagem, para aqueles alunos que entram nos cursos técnicos integrados com algumas deficiências na aprendizagem”, pontuou Cledilma.
Ela foi seguida pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, que apresentou as políticas de incentivo à pesquisa e pós-graduação e os ambientes de inovação criados nos últimos anos, como a Plataforma Integra, os laboratórios IF Maker e de Aplicativos, a sala do Ifal no Polo Tecnológico de Alagoas, além das oportunidades de internacionalização de alunos e professores da instituição. Quando questionada sobre a criação desses equipamentos no Campus Coruripe, por uma das alunas do curso de Mecânica, a gestora lembrou que a unidade deve receber um Espaço 4.0 ainda esse ano.
“Vamos receber três novos laboratórios do Espaço 4.0, nessa leva. Eles terão um maior número de equipamentos e queremos utilizar essa condição para a construção de um quarto espaço. A ideia é que todos os campi tenham esses espaços de inovação, seja o Espaço 4.0, ou de cultura Maker”, detalhou Eunice.
Alunos de edificações também questionaram o financiamento de atividades culturais no Campus Coruripe e foram respondidos pela Pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte.
“Estamos planejando uma política na área cultural e na área das artes para formularmos nossas ações. Mas o Artifal é um caminho que vem dando certo. O Coro Jovem do Ifal, por exemplo, começou em 2022 e está dando tão certo que já vem sendo convidado para eventos em outros estados”, pontuou a gestora.
“Nós temos que ter um espaço para a produção de artes nos nossos campi. Isso é necessário e prioridade para a permanência dos nossos estudantes. É caro, mas nós vamos fazer. Também vamos fornecer um cartão corporativo para a compra de insumos no Campus Coruripe e vou cobrar ao José Roberto [diretor do Campus Coruripe] que no primeiro momento sejam atendidas as demandas das atividades de artes”, complementou o reitor.
Questionado sobre a ampliação do Campus, Carlos Guedes disse desconhecer projetos nesse sentido, no momento. “A gente está em um processo de consolidação dos últimos três campi, buscando recursos para a construção de suas sedes definitivas”, explicou o reitor.
Outra preocupação apontada pelos alunos presentes é a oferta dos estágios na região. Eles ressaltaram a dificuldade para a sua inserção no mercado de trabalho, apesar dos 110 convênios e 270 parcerias firmadas pelo Ifal, no último ano.
“Com o cadastro no Banco de Talentos na plataforma do Mundo do Trabalho, o Ifal dispõe hoje dos dados dos estudantes interessados em estágio, mas é necessário que vocês se cadastrem nele. A partir disso, a gente faz um processo de filtragem e orientação dos estudantes, para que eles possam atender o perfil desejado pelos nossos parceiros e entrar no mundo do trabalho”, ressaltou Elisabete.
Oportunidades para os servidores
Não só os alunos fizeram questionamentos, mas os servidores abordaram suas preocupações quanto à política de qualificação e condições de trabalho no Ifal.
“Eu visitei a biblioteca do Campus Maceió há 15 dias. Rose, é um desafio, com as infiltrações existentes e a estrutura inadequada, inclusive venho buscando discutir um modelo de biblioteca dentro das condições financeiras restritas que nós temos”, respondeu o reitor à bibliotecária do Campus Coruripe, Roseneide Félix, que manifestou aflição com seu ambiente de trabalho.
O Programa de Gestão e Desempenho e oportunidades de qualificação dos servidores também foram questões levantadas pelos presentes e contemplados pelas falas do reitor, que apontou o pioneirismo do Ifal na implantação do PDI , com a criação de um sistema próprio para atender às situações específicas dos servidores.
Eunice Palmeira abordou as parcerias firmadas com outras instituições, como solução para a melhor formação dos trabalhadores. “A qualificação do servidor sempre foi uma prioridade no Instituto, desde a gestão do professor Sérgio Teixeira. Além das parcerias com a UFBA [Universidade Federal da Bahia], fizemos parceria com a Fucap [Escola de Negócios], na oferta de mestrado para as áreas de Administração e Contábeis e hoje estamos com 20 servidores em processo de qualificação. Além disso, temos hoje o PIQPG [Programa de Incentivo à Qualificação em Cursos de Pós-Graduação das/os Servidoras/es ativas/os do quadro permanente do Instituto Federal de Alagoas], junto a algumas instituições particulares. Também tínhamos a perspectiva de formar uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal [Universidade Federal de Alagoas], mas estamos esperando que o programa tenha uma melhor avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], para podermos realizar um Dinter [Doutorado Interinstitucional], esclareceu a pró-reitora.
O diretor de Educação a Distância, Sérgio Teixeira lembrou que os servidores também serão capacitados para trabalhar em cursos no formato EAD. “A gente tem que institucionalizar a EAD e isso é um debate nacional. Temos que capacitar nossos servidores a trabalhar nessa área de modo apropriado, para a oferta de cursos no futuro”, pontuou.
A reunião terminou com a apresentação dos indicadores do Campus Coruripe, na Plataforma Nilo Peçanha, sob a análise do diretor de Planejamento Institucional, Altemir Secco e do Procurador Institucional, Carlos Fabiano.