Notícias
Servidores do Ifal podem se inscrever no novo PGD a partir do dia 24; oficina esclarece dúvidas
A partir desta quinta-feira, 24, os servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) podem se inscrever no novo sistema do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer, confira as principais orientações da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que foram dadas na segunda oficina sobre o PGD, realizada nesta quarta-feira, 23.
De olho no cronograma
O novo PGD entra em vigor a partir de 1º de novembro. Desta quinta-feira, 24, até segunda-feira, 28, os servidores interessados em participar precisam se inscrever no programa. Isso vale para quem já está no PGD e para quem tem interesse em ingressar no programa.
Para quem já está no PGD, tem uma etapa importante que deve ser feita. A diretora de Gestão de Pessoas em exercício, Lúcia Ricardo, explicou que a chefia só pode homologar a nova inscrição do servidor que tiver solicitado o desligamento do PGD atual. E o servidor precisa ter um plano de trabalho homologado com atividades programadas até o dia 31 de outubro no PGD atual.
Então, quem está com um plano de trabalho que se encerra antes do dia 31 de outubro, precisa editar o plano atual e incluir mais atividades ou mais horas para as atividades planejadas, para que o plano seja encerrado no dia 31 de outubro. Depois disso, a chefia precisa homologar esse plano de trabalho.
O próximo passo é se inscrever no novo PGD (de 24 a 28 de outubro!) – acesse o novo sistema aqui (o login e a senha são os mesmos!). Depois disso, o servidor precisa voltar ao sistema antigo e solicitar o desligamento da vaga no PGD. Desta forma, a chefia poderá homologar a nova inscrição, que será válida por um ano.
Mas e o PGD antigo? É necessário que os servidores continuem registrando lá as atividades executadas. E isso pode ser feito mesmo após o desligamento do sistema antigo. Agora é preciso ficar atento a duas datas: os servidores têm até o dia 29 de novembro para adequar as informações no sistema antigo, solicitando a avaliação de todos os planos à chefia. E os gestores têm até o dia 20 de dezembro para efetuar as avaliações desse sistema que não estará mais em uso.
Mudanças
Entre as principais mudanças desse novo sistema estão as diretrizes pactuadas com a chefia que estarão no Termo de Ciência e Responsabilidade e os planos da unidade, que foram cadastrados diretamente pelos gestores.
Outra mudança é o controle do comparecimento ao trabalho. De acordo com a chefe do Departamento de Administração e Pagamento de Pessoal, Márcia Bom, independente da modalidade de PGD do servidor (trabalho presencial, teletrabalho integral ou teletrabalho parcial), será necessário registrar os dias trabalhados com a modalidade “presencial” ou “teletrabalho”.
Para fazer esse registro, a partir do dia 1º de novembro, no novo sistema do PGD, o servidor precisa ir em “Meus dias trabalhados”, que fica no menu do lado esquerdo do sistema. As ocorrências como férias e consultas médicas também devem ser registradas no menu “Minhas ocorrências”.
Outras dúvidas
A diretora de Gestão de Pessoas ressaltou que “o maior interessado no PGD é o servidor, então o servidor precisa ficar atento e acompanhar os prazos”. E para que todos consigam fazer uso do novo sistema e passar pelas mudanças a DGP vem abrindo canais de conversa e esclarecendo diversas dúvidas dos servidores.
Se você não acompanhou, confira aqui as reuniões on-line que foram realizadas:
- DGP mais perto de você sobre o novo PGD (25/09)
- Oficina para gestores (01/10)
- 1ª oficina do novo PGD (09/10)
- 2ª oficina do novo PGD (23/10)
O portal do Ifal também tem uma página com informações sobre o PGD. Acesse aqui, confira os tutoriais do novo sistema, os links para acessar os dois sistemas e se não quiser entrar no PGD agora, mas tem interesse em entrar depois, acompanhe os cronogramas divulgados mensalmente.
Outra fonte de informações, também usada pela DGP, é a seção de perguntas e respostas do Portal do Servidor sobre o PGD. Confira aqui!