Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores apresentam produções e atividades institucionais em noites de Bienal

Servidores apresentam produções e atividades institucionais em noites de Bienal

10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Lançamentos de obras, rodas de conversa voltadas ao turismo, eventos e educação marcam noites no estande do Ifal
publicado: 17/08/2023 10h22, última modificação: 17/08/2023 13h15

Por Jhonathan Pino, jornalista e Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo

Para aqueles que estão interessados, mas que não conseguem visitar a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas durante o dia, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conta com uma programação noturna que perpassa lançamentos de obra, rodas de conversa e oficinas desenvolvidas por servidores de múltiplos campi do Ifal. Confira aqui algumas das atividades que já aconteceram e veja como deixar suas noites mais interessantes ao longo da semana.João Oliveira lança a obra de poesias Sucinto.jpg

Na terça-feira (15), o técnico administrativo em educação, João Oliveira lançou o seu livro, ‘Sucinto’. A obra reúne poemas de sua autoria, com inúmeros efeitos sonoros e linguísticos, jogos de ideias, brincadeiras e provocações. Segundo o autor, a publicação possui lacunas e desordens que devem convidar o leitor à coautoria, ao tentar solucioná-las.

Para ele, a abertura do estande do Ifal para o lançamento de sua obra foi algo muito emotivo. ‘’Tudo foi impecável: do apoio do estande, às pessoas que compareceram. Sou grato pelo apoio, desde o processo de reserva do horário até este espaço do qual desfruto, a fim de consolidar tal realização pessoal e partilhada com tantos’’, compartilhou João Oliveira.

Narsh Domarques e Vitor Vitalino apresentam iniciativas de cooperação na entre tecnologias e turismo.jpgNo mesmo dia o estande do Ifal contou com a apresentação, e posteriormente, uma roda de conversa, com o tema ‘’Turismo de cocriação: uma proposta inovadora para o mercado’’. Participaram do momento os professores do Campus Maceió, Adriana Thiara Oliveira e Renato Lobo, que são mentores da empresa Diswo, além dois convidados externos e empresários da área de tecnologia, Narsh Domarques e Vitor Vitalino.

Eles explicaram que a Diswo produz uma plataforma de co-criação que conecta o usuário diretamente com prestadores de serviços locais, oferecendo uma variedade de opções autênticas e personalizadas. Na palestra foram apresentados detalhes da cooperação técnica em curso, além de informações sobre o desenvolvimento do negócio em Turismo.Chefe do DCE, Bruno Andrade, ao lado da equipe de comunicação, Luciana Fonseca e Izabelle Marques, além das professoras Valéria Montes e Adriana Thiara.JPG

Na noite seguinte (16), Adriana Thiara ainda organizou uma roda de conversa voltada às oportunidades em eventos. A atividade faz parte da divulgação das práticas desenvolvidas pelo Núcleo Prático de Relações Públicas e Eventos do Instituto Federal de Alagoas (Nurpe), que reúne docentes e alunos do Campus Maceió, para o auxílio e oferta de serviços na área de promoção de eventos ao instituto. A atividade contou com a equipe do Departamento de Comunicação e Eventos (DCE) do Ifal, o chefe do departamento, Bruno Andrade, a relações públicas Luciana Fonseca e a estagiária do setor, Izabelle Marques, que foram convidados para relatar as vivências compartilhas com o coletivo.

“O objetivo aqui é mostrar o campo de atuação e as oportunidades na área. Os estudantes do Ifal podem integrar a equipe do Nurpe, como monitores, e atuarem nos eventos, ainda como voluntários. É uma oportunidade para a formação de quem tem interesse na organização de eventos, porque por meio do núcleo podemos identificar as habilidades que cada um dos integrantes tem para desenvolver na área”, salientou Thiara.Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Tecnologias (GPELT) se reúne na Bienal.jpeg

Logo em seguida, o Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Tecnologias (GPELT) ocupou o espaço do Ifal na Bienal para divulgar as ações de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores de diferentes unidades.

“Hoje nós temos três linhas de pesquisa: voltadas à educação de jovens e adultos, integradas à educação profissional; as questões étnico-raciais e a questão do letramento. O propósito da mesa é trazer esses temas para o debate junto à comunidade”, comentou o vice-líder do grupo, Manoel Santos da Silva.

As atividades do Ifal Bienal continuam até esse domingo (20/08), nos stands 6 e 7 no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Estão previstos no período noturno uma oficina Verso entre linhas de algodão e o Lançamento da Coleção Luiz Sávio de Almeida nesta quinta (17); da obra “Diferentes abordagens educativas na educação profissional”, na sexta (18) e do Documentário Agosto DELAS, no sábado (19). Confira a programação completa do Ifal aqui!