Notícias
Sertanejas de Major Izidoro se formam em cursos do Mulheres Mil do Ifal
Solenidade de certificação teve clima de confraternização
Sessenta sertanejas concluíram os cursos promovidos pelo programa de qualificação feminina do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Mulheres Mil, em Major Izidoro. Capacitadas para atuar nas áreas de artesanato em bordado a mão, costura industrial do vestuário e produção de derivados do leite, as formandas comemoraram o feito em solenidade ocorrida na noite da última quinta-feira, 7, na casa de eventos Três A, localizada no centro da cidade.
Durante a certificação, a gestora institucional do Mulheres Mil, Luiza Jaborandy, falou de inclusão produtiva e da importância das mulheres trabalharem para gerar renda para suas famílias e para a realização dos próprios sonhos. "Tenho certeza que a vida de vocês divide-se entre antes e depois do Mulheres Mil. A partir desse despertar, toquem a vida para frente, corram atrás de mais, não parem", pediu às alunas.
Presente na mesa de honra da sessão, o diretor-geral do Ifal Batalha, Marcos Serafim, lembrou, em seu pronunciamento, os benefícios da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e de como essa interiorização alcançou populações vulneráveis, a exemplo da feminina. "Desde que a mulher cruzou a fronteira do batente de casa, ela quer ganhar o mundo, quer aprender, compartilhar conhecimento. E ninguém mais pode detê-la", defendeu.
O discurso da prefeita do município, Maria Santana Mariano, também fez referência ao empoderamento feminino. "A mulher hoje não dirige apenas fogão, a mulher tem o direito de dirigir sua vida, direito de sair da redoma", disse. "Muitas ainda não o fazem porque lhes falta oportunidade. Não é o caso de vocês, que abraçaram a oportunidade quando ela surgiu e já deram o primeiro passo", concluiu a prefeita.
À formatura, compareceram ainda os membros da equipe de supervisão local do programa, Gênisson Amorim e Kélvia Vital, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Ferro, o secretário de Educação, André Pereira, a secretária de Indústria e Comércio, Jeane Vilarins, e o secretário de Agricultura, Sandreânio Nascimento. A noite encerrou em clima de confraternização, com jantar e música ao vivo para as formandas, seus parentes e convidados.