Notícias
Seminário do NIT reúne alunos, pesquisadores e professores de instituições de ensino superior
A discussão sobre transferência de tecnologia, propriedade intelectual e inovação foram assuntos tratados no seminário promovido pelo NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do Instituto Federal de Alagoas, vinculado à PRPI ( Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) . O evento ocorreu na noite de quinta-feira (5) na Casa da Indústria, no bairro do Farol, em Maceió e teve como tema principal Discutindo Alternativas de Transferência de Tecnologia para a Indústria".
O acesso ao seminário foi gratuito e houve participação de alunos e professores do Ifal de outras instituições de ensino superior. O objetivo era aproximar a academia do setor produtivo ao apresentar pesquisadores e profissionais que atuam na área de inovação tecnológica para discutirem temas referentes à área.
O evento foi presidido pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida, que representou o reitor do Ifal Sérgio Teixeira. Na ocasião, o dirigente agradeceu a toda a equipe organizadora do evento, a participação dos estudantes de outras instituições e destacou as parcerias frequentes entre a instituição federal de ensino e outros centros universitários na área de inovação e tecnologia. A mesa foi composta ainda por, Danielle Clara Santana da Silva - servidora lotada no NIT/Ifal e responsável institucional do evento, Cláudia Beatriz Lopes Almeida, bolsista do NIT e membro da comissão organizadora do evento, Daniele Gomes de Lyra - coordenadora NIT/Ifal, Silvia Uchôa - representando o Fortec (Fórum de Gestores dos NIT), João Vicente – diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas - Fapeal e Sônia Oliveira - gerente de Ambiente de Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.
Os pontos-chaves do evento foram as palestras temáticas do seminário, assistidas por cerca de 100 participantes do evento . A primeira proferida pela professora Tatiane Balliano,da Universidade Federal de Alagoas, que abordou o tema Transferência de Tecnologia na Academia, Gagalos e Desafios e, em seguida, a do professor da Universidade Federal de Grande Dourados – Mato Grosso do Sul sobre o tema Transferência de Tecnologia Verde no Contexto Universidade-Empresa.