Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Formação para o Currículo Integrado debate componentes do ensino médio e superior

Encontro irá ocorrer no dia 6 de outubro, no campus Maceió; as inscrições estão abertas
publicado: 27/09/2023 12h20, última modificação: 28/09/2023 09h30

*Texto da estagiária Isabelle Guedes.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), junto ao Departamento de Educação Básica (DEB) e à Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), convida todos os servidores (docentes e técnicos administrativos) para o 1º Seminário de Formação para o Currículo Integrado. O evento ocorre no dia 6 de outubro, no auditório do campus Maceió, das 8h às 17h. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por este link.

O seminário visa promover a formação continuada de docentes e técnicos com foco no currículo integrado como fator de permanência e êxito de estudantes da educação básica e de graduação. A palestra contará com a presença da professora Lucília Machado, doutora em Educação nas áreas de História, Política e Sociedade. Atualmente, é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fátima Amorim, organizadora do evento e coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), reforça a necessidade de discutir o currículo integrado na tentativa de integrar o ensino para os estudantes. ‘’A formação básica e a formação profissional técnica caminham em paralelo e não interagem, no sentido de tornar o ensino significativo para facilitar a compreensão do estudante, por exemplo: por que um aluno do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Gastronomia precisa estudar Matemática? Física? Química? Filosofia? O currículo integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem’’, argumenta.

Para nortear a discussão em grupo, os participantes devem acessar um material para discussão em grupo durante as atividades do seminário, disponíveis AQUI.

Confira a programação completa do evento!