Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Arte vai reunir 50 atrações culturais e terá passeio ciclístico

Semana de Arte vai reunir 50 atrações culturais e terá passeio ciclístico

Grupos de música, de dança e de teatro se apresentarão no campus Maragogi, que também terá feira com gastronomia de vários países

por Bartolomeu Honorato publicado: 20/09/2019 13h53, última modificação: 24/09/2019 07h54
Ciclistas saindo do campus Maragogi, em Peroba.

Bandas que farão um giro musical do frevo à MPB, grupos que apresentarão danças urbanas e sapateado. Toda essa mistura faz parte da programação da Semana de Arte, Cultura, no Instituto Federal de Alagoas, que ocorre no campus de Maragogi. A programação começa na quarta-feira (25) e termina no domingo (29) com um passeio ciclístico de mais de nove quilômetros em estradas de terra com direito a trilha numa paisagem de árvores centenárias.

Na quarta-feira (25), professores de educação física vão oferecer aos alunos do Instituto Federal de Alagoas oficinas de diversos ritmos de dança. Na quinta-feira (26), tem início a 16ª edição do Interarte, que vai contar com 50 atrações artísticas, no campus, que fica localizado na praia de Peroba. Grupos de música, de teatro e de dança de Alagoas e de Pernambuco confirmaram presença no evento, que terá três espaços montados no campus para as apresentações. A entrada é gratuita.

O tema do Interarte desse ano é a primavera, pois nosso evento é formado por essa pluralidade de cores, de beleza, de ritmos. Teremos música pop, reggae, orquestra de frevo, fanfarras. Na dança, haverá sapateado, hip hop. No teatro, são diversas performances”, cita Ricardo Araújo, coordenador da Semana de Arte, Cultura e Turismo. O inglês e o espanhol vão tomar conta dos corredores do campus, na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27), na Feira das Nações. A atividade vai oferecer ao público gastronomia e outros elementos culturais de países de língua inglesa e espanhola.

O profissional do terceiro milênio” será o tema da 3ª edição Hosptur, na sexta-feira (27). O evento é organizado por estudantes do curso técnico de Hospedagem do Instituto Federal, em Maragogi, e vai oferecer ao público palestras gratuitas voltadas ao segmento turístico. A primeira será “a importância da hospitalidade e da qualidade na prestação de serviço”, que será proferida por Marco Antônio Carvalho, do Summerville Beach Resort. A segunda abordará “a importância da inovação promovida por jovens talentos”, que terá o coach de inovação Derek Riva como palestrante.

No domingo (29), as bicicletas vão tomar conta de parte da AL-101 e da zona rural de Maragogi. Cerca de 500 ciclistas devem participar do 6º Ecociclo, atividade de ecoturismo organizada pelo Instituto Federal. “O Ecociclo conscientiza a população mostrando que é possível se divertir de maneira sustentável usando a bicicleta, que é um meio de transporte não poluente, e ao mesmo tempo incentiva a prática de atividade física”, afirma um dos coordenadores do evento, José Eudes Silva dos Santos. As inscrições custam R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível. Podem ser realizadas no campus ou pelo instagram @ecociclo2019 até a quarta-feira (25).

Conforme José Eudes dos Santos, a atividade começa a partir das 7h, no campus. Haverá café da manhã, aula de zumba, sorteios de bicicletas e passeios turísticos. Em seguida, os ciclistas percorrem o sete quilômetros em direção à trilha do visgueiro, localizada no Assentamento Água Fria. Lá, eles percorrem outros dois quilômetros e meio dentro da mata fechada, onde será possível contemplar visgueiros centenários. No percurso, haverá caminhões para transporte de bicicletas e ônibus para quem optar por fazer apenas a trilha.

Programação da Semana de Arte, Cultura e Turismo
NomeAtividadeDataHorário
Oficina de Dança Aulas de ritmos voltadas apenas para alunos do campus Maragogi. 25/09 8h-17h
12º Interarte 50 grupos de teatro, música e dança se apresentam, de forma gratuita, no campus. 26/09 8h-17h