Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segurança no Trabalho é tema do 4º ERESST no Campus São Miguel dos Campos
conteúdo

Notícias

Segurança no Trabalho é tema do 4º ERESST no Campus São Miguel dos Campos

publicado: 19/10/2016 11h22, última modificação: 19/10/2016 11h23

Números alarmantes de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais despertam a atenção de especialistas na área e tem contribuído para que o assunto esteja em voga de forma global. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que estas causas são responsáveis pela morte de cinco mil trabalhadores por dia no mundo. Essa preocupação é o principal assunto do 4º ERESST (Encontro Regional de Saúde e Segurança do Trabalho) promovido pelo Campus São Miguel dos Campos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e que foi aberto na noite de terça-feira (18) no auditório da Secretaria Municipal de Educação pelo diretor-geral Hélio dos Santos.

O evento prossegue até sexta-feira (21) com palestras, minicursos e mesas-redondas na sede do campus no município.O ERESST segue o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96)  em seu artigo 39: “A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia”. O objetivo é despertar e ampliar os conhecimentos dos alunos do Ifal – Campus São Miguel dos Campos.

Na noite de abertura do evento, coube ao professor Júlio Gomes Duarte Neto, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) especialista em Ciências Criminais, mestre em Direitos Humanos e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais  realizar a primeira palestra sobre o tema “Uma Breve Discussão sobre os Crimes contra a Organização do Trabalho”.

 Na tarde desta quarta-feira (18)  a palestrante será a professora Flávia Bartira Pedo da Silva Almeida, engenheira química da Universidade Federal de Alagoas, especialista em Engenharia da Segurança do Trabalho, mestre em Engenharia Química e doutoranda em Engenharia Industrial. Ela vai proferir palestra sobre Gerenciamento Ambiental do Ifal - Campus São Miguel dos Campos. Às 14h, haverá um minicurso sobre Segurança no Trabalho em Altura - NR 35, ministrado por Armando José Vasconcellos Costa.  A Segurança Doméstica e o Resgate em Altura também serão temas de minicursos no mesmo horário. O primeiro ministrado por Robisson e Jéssica, alunos egressos do campus. E o outro terá como ministrante Rodolfo Marcelo Gonçalves Souza, bombeiro militar, engenheiro de Agrimensura, especialista em Engenharia da Segurança do trabalho e mestre em Meteorologia.

A programação geral pode ser acessada por meio do link:  https://doity.com.br/eresst2016

 

 

 

 

registrado em: ,