Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saúde na Escola reúne mais de 150 participantes em quarta edição de evento realizado no Campus Rio Largo

Evento envolveu comunidade em gincana, corrida e atividades lúdicas

publicado: 11/11/2019 12h18, última modificação: 13/11/2019 10h03

O Campus Rio Largo do Instituo Federal de Alagoas (Ifal) realizou na última sexta-feira, 8, a 4ª edição do Saúde na Escola, que contou entre suas atividades com uma série de palestras e atividades lúdicas, visando fomentar discussões multitemáticas que envolvam a saúde dos estudantes.

Pela manhã, os estudantes do curso de Medicina do Cesmac conversaram com os estudantes sobre saúde da mulher x saúde do homem: diferenças e desafios; e a psicóloga Franciele Alves abordou o assunto sexualidade na era digital. À tarde, as odontólogas Clarissa Moraes e Alice Vasconcelos, buscaram sensibilizar os alunos da unidade para a saúde e prevenção de doenças na boca e as psicólogas Lara Valéria Barros e Jacqueline Régia Freire conversaram om os discentes sobre suas experiências com as redes sociais e o impacto de seu uso na saúde mental.

Gabriel da Conceição conseguiu realizar os 3km em pouca mais de 13 minutos.JPG

O dia teve encerramento com a realização da terceira corrida do Campus, que aconteceu nas intermediações do aeroporto Zumbi dos Palmares e contou com cerca de 150 participantes, entre alunos e a comunidade. Entre eles estava Gabriel da Conceição, que foi o primeiro colocado entre os alunos.

Gabriel disse que teve que se esforçar muito para conseguir o primeiro lugar na disputa dos 3km. “Eu corria já há muito tempo, mas eu dei uma parada, porque meu pai faleceu. Como fiquei sabendo que iria acontecer o evento, dei umas treinadas e consegui”.

Nídia Nídia Maria da Silva conseguiu fazer o percurso em, 19 minutos.JPGNídia Maria da Silva foi a vencedora entre as alunas. Ela comentou que apesar de correr desde os 16 anos, nunca havia participado de uma competição. “No início eu corria com mais frequência, mas parei por dois anos. Hoje, estou fazendo aos poucos, mas ainda falta disciplina”.

A presidente da comissão organizadora do evento, Jakelline Raposo lembra que o evento foi iniciado em 2016, desde então reúne atividades como massoterapia, vacinação, avaliação física e rodas de conversa. Nesse ano, uma gincana foi introduzida entre as atividades. “Com ela, a gente tentou colocar algumas práticas mais saudáveis, que trabalham a coordenação e o equilíbrio, além da corrida de rua, que conta com o público externo”, comentou a servidora da unidade.Lara Valéria Barros e Jacqueline Régia Freire reúniram os estudantes npo pátio do Campus para debater o uso das redes sociais.JPG

Cerca de 150 alunos, divididos em cinco equipes, participaram da gincana que além de reunir competições lúdicas, procuraram colocou os alunos para se empenharem em atividades de arrecadação de donativos, para serem doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Participaram do evento como apoiadores a Escola Técnica de Enfermagem Santa Bárbara, a Secretaria de Saúde do Município de Rio Largo, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município, a Farmácia do Trabalhador Brasileiro, de Atalaia, Supermercado PV, de Rio Largo, além de profissionais de massoterapia, Alessandra Perciano e Janeide Bezerra e do educador físico Ravi Rocha.

registrado em: ,