Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal inaugura campus provisório de Santana do Ipanema

Ifal inaugura campus provisório de Santana do Ipanema

publicado: 25/07/2016 11h28, última modificação: 26/07/2016 09h42
Exibir carrossel de imagens Governador Renan Filho, reitor Sérgio Teixeira e diretor do Campus Santana, Gilberto Neto, em descerramento de placa

Depois de seis anos funcionando na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Campus Santana do Ipanema, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), agora tem sede própria. Na última sexta-feira, 22, foi inaugurado o novo prédio, construído para atender provisoriamente os mais de 500 alunos e 51 servidores daquele Campus.

As novas instalações agradaram aos servidores, que ali estão trabalhando desde o último dia 18, como também aos alunos, que ali estavam pela primeira vez, na aula inaugural. Como o campus atende a mais de uma dezena de municípios, ele significa um ganho na qualidade de ensino e na formação de estudantes de toda a região.

Esses estudantes são dos cursos integrado e subsequente de Agropecuária e podem se chamar Yrla Carla, que é da cidade de Olivença, ou Beatriz Victória, de São José da Tapera, que ficam respectivamente a 24km e 30 km do município de Santana do Ipanema. Elas resolveram participar do processo seletivo para o Ifal estimuladas por amigos de suas cidades e estavam presentes à aula inaugural.

"Nós sabemos que a qualidade de ensino da região do Nordeste não é tão boa quanto as outras regiões do país, principalmente como em um município pequeno como Olivença, então, lá não tem escola particular para o ensino médio. Eu vim para cá em busca de uma qualidade de ensino melhor para o ensino médio", disse Yrla.

Apesar da maior parte dos alunos serem de outros municípios, muitos são de Santana, como Kathiúcia Medeiros e João Pedro Santos, que optaram sair de escolas particulares, para continuar uma formação no Ifal.

"Eu venho de escola particular e mesmo sendo particular, o ensino federal é bem melhor, então eu escolhi vim para cá pelo ensino, mas também o ensino técnico, ele é interessante. Caso a gente saia daqui e ainda não tenha entrado em uma faculdade que a gente pretende seguir, ainda assim a gente vai ter uma formação e poder seguir em frente no mercado de trabalho", disse Kathiúcia.

Nova estrutura

Além de 12 salas de aulas e espaço administrativo, o novo prédio conta com três laboratórios, biblioteca, auditório para 150 pessoas e cantina, sendo tudo climatizado. O campus fica na AL 130, a cerca de 1km da fazenda Cementeira, local onde os alunos terão as aulas práticas.

Presentes ao dia de inauguração, o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, o diretor do Campus Santana, Gilberto Neto e o governador do Estado, Renan Filho, ressaltaram a importância do instituto para o desenvolvimento de toda a região. Ao lado deles estavam pró-reitores do Ifal, ex-diretores do Campus Santana, professores Paulo Felisberto e Accioly, diretores de outros campi e ainda representantes das gestões estadual e municipal, como Luciano Barbosa e Rosete Alves, secretários de Educação do Estado e Município de Santana do Ipanema, respectivamente.

O reitor Sérgio Teixeira lembrou ao governador que ele já participara das inaugurações dos campi Piranhas, Murici e agora de Santana do Ipanema. Também ressaltou o crescimento vivido pelo instituto nos últimos seis anos, passando de quatro para 16, o número de campi.

"Apesar das dificuldades, hoje temos mais de 20 mil alunos, muitos deles participando de eventos de nível nacional, como os mais de 100 que irão para po Cbeu [Congresso Brasileiro de Extensão Universitária], em Ouro Preto, Minas Gerais, além daqueles que estão em intercâmbio. Em 2015 mais de 8 mil alunos receberam assistência estudantil, como auxílio alimentação, transporte e para realização de pesquisas e extensão", pontuou.

Ele também defendeu que essa sede provisória se torna um espaço próprio do Ifal. "Após esse ganho, nossa escola vai decolar, ofertando mais cursos e um futuro curso superior. Estou sugerindo aos deputados que articulem uma reunião com a Ufal [Universidade Federal de Alagoas] para discutir um curso na área de saúde, ou veterinária, para ofertarmos aqui e atendermos uma demanda já existente na região", destacou.

O próprio governador falou que, quando ainda era prefeito de Murici, tinha um sonho de levar o Ifal para a sua cidade natal, mas agora, como governador, quer levar o instituto para todos os municípios alagoanos.

"O povo da minha terra está com a autoestima lá em cima, com a rapaziada estudando em uma escola de qualidade e professores motivados. A expansão do Ifal em Alagoas é fundamental para mudar a cara do estado. A gente só vai crescer mais rápido se a gente mudar a educação, porque um estado com uma educação fraca é como uma corrida de carro em que todo mundo tem motor 2.0 e o seu motor é mil. Dificilmente um estado com baixa qualidade de educação aguenta uma corrida de competitividade. Para que a gente coloque Alagoas na mesma velocidade que os estados mais avançados do país e outras regiões do mundo, é necessário valorizar a educação, e se tem um órgão que faz isso em Alagoas, é o Ifal", discursou Renan.

Já o diretor do campus ressaltou que esse prédio é um passo a mais para a diversificação e oferta de novos cursos. "No dia 18 de julho, nós iniciamos o ano letivo com um curso que já existe desde 2010, que é o curso técnico em Agropecuária, sendo que desde aquele ano o Ifal funcionava nas dependências da Uneal. Mas naquele momento, a comunidade acadêmica era muito reduzida, mas, com o passar do tempo, a oferta do curso foi aumentando e nós fomos contratando mais servidores e com isso a gente necessitou de sair da Uneal. A obra do campus definitivo, desde novembro de 2010 está parada e com isso empresários da região aceitaram todas as condições que o Ifal exigiu e por isso estamos inaugurando hoje a nossa sede provisória", detalhou Gilberto.

registrado em: ,