Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retificação altera cronograma do edital do Programa Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas

publicado: 27/06/2023 13h38, última modificação: 27/06/2023 13h40

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen)  do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou, nesta terça-feira (27), a retificação do EDITAL PROEN Nº 08/2023, referente ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), destinado à oferta de novas bolsas para estudantes de graduação presencial que sejam quilombolas ou indígenas.

A retificação altera a data para a realização do cadastro, que agora ocorre no período de  03 a 30/07 por meio do endereço:  http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

A data para a análise da documentação também sofreu alteração. A homologação das inscrições será realizada no período de 23/06 a 14/08.

Confira abaixo o edital retificado.

RETIFICAÇÃO 1 - EDITAL Nº 008/2023/IFAL - PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA - PBP

Sobre o programa

O valor da bolsa permanência a ser paga aos/às estudantes indígenas e quilombolas com inscrições deferidas e homologadas será de R $1.400,00, valor a ser pago diretamente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência tem os seguintes objetivos: 1) viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, indígenas e quilombolas; 2) reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; 3) promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

De acordo com o edital, poderá receber a Bolsa Permanência o/a estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições: ser estudante regularmente matriculado/a e frequente em curso de nível superior ofertado pelo Ifal, independentemente da carga horária do curso, e se declarar indígena ou quilombola; não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado/a para se diplomar; ter assinado o Termo de Compromisso; ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pelo Ifal, no âmbito do sistema de informação do programa. Mais informações poderão ser obtidas por meio do site http://sisbp.mec.gov.br.