Notícias
Roda de conversa define as primeiras ações da Comissão de Sustentabilidade do Ifal
Uma roda de conversa marcou o primeiro encontro dos integrantes da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizada na Reitoria da instituição. O objetivo foi apresentar aos participantes inscritos por meio de Chamada Pública, o Plano de Sustentabilidade do Ifal, com base no A3P ( Agenda Ambiental na Administração Pública) que é um programa do Ministério do Meio Ambiente que, segundo o Ministério do Meio Ambiente objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes. Mas a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos:
Coordenada por Álvaro José de Oliveira, a reunião teve a participação de integrantes dos campi e da Reitoria do Ifal, a maior parte com experiência profissional na área ambiental, o que, na avaliação da comissão, favorece os encaminhamentos das ações de sustentabilidade na instituição. A maioria apresentou experiência, já em voga nos campi, principalmente no que se refere a convênios firmados com cooperativas de reciclagem, como os existentes nos campi de Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios na Reitoria.
O processo seletivo começou no dia 11 de março de 2019 com a avaliação de documentos comprobatórios das atividades correlatadas à sustentabilidade.
Entre as atribuições da Comissão de Sustentabilidade estão a elaboração do regimento interno, a atuação na Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável e sensibilizar os gestores sobre a importância da implantação do PLS.