Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião entre Ifal e TCU ressalta aspectos da Administração Pública através do trabalho de órgãos fiscalizadores

Tribunal também citou as práticas e índices de empregabilidade de jovens egressos

publicado: 22/07/2021 18h47, última modificação: 22/07/2021 19h05

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Dando sequência ao compromisso do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em se reunir e aproximar a instituição dos órgãos de regulação e controle da esfera federal, reuniram-se nesta quinta-feira (22), de forma remota, o Colégio de Dirigentes do Ifal e membros do Tribunal de Contas da União em Alagoas (TCU-AL).

Estiveram presentes à reunião virtual o secretário do TCU, Claudivan Costa, junto aos servidores João Ribeiro e Rômulo Ferreira; pelo Ifal, além do reitor Carlos Guedes de Lacerda, compareceram pró-reitores, diretores sistêmicos, chefias de departamento, chefia de gabinete e os diretores gerais dos campi da instituição.

Em sua fala inicial, o reitor discorreu sobre a importância do estreitamento das relações institucionais junto aos órgãos fiscalizadores e ainda apresentou os trabalhos e as ações que o Ifal vem desenvolvendo no âmbito da Administração Pública.

Também foi apresentado como funciona o Tribunal de Contas da União e quais providências, diligências e prestação de contas são feitas pelo órgão em relação ao Instituto Federal. O secretário Claudivan Costa ainda ressaltou que o TCU tem sido visto como um órgão de vertente punitiva, no entanto, espaços como esse proporcionado pelo Ifal representa uma oportunidade para desmistificar esses padrões que a sociedade possui do órgão de controle.

Além desses assuntos, a pauta da possibilidade do retorno presencial gradual e escalonado também foi levantada durante a apresentação dos dirigentes que incluiu a Auditoria Interna, Corregedoria, Ouvidoria e a nova Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controle.

O secretário elogiou as apresentações dos trabalhos e salientou que o trabalho do TCU atua na prevenção através de avaliações, orientações e recomendações de melhorias. “Nós enxergamos o Tribunal de Contas além do punir, mas também atuando na prevenção através de avaliações, orientações e recomendações de melhorias. Por isso é muito bom conhecer, através do próprio instituto, as ações que o Ifal está promovendo por meio de inovações e boas práticas na educação pública, além dos relatórios que chegam até nós”, esclarece secretário do TCU.

Foram lembrados também os projetos que estão sendo executados na secretaria, classificados como boas práticas para Administração Pública. De acordo com os membros do TCU, a criação dessa secretaria especial demonstra a visão do professor, o que é um aspecto importante na prática atual da gestão na educação pública.

Indicadores e empregabilidade de egressos foram alguns dos temas discutidos na reunião, destacados por João Ribeiro. Em sua fala, ele evidenciou que a função do Ifal é alinhar as ações educacionais a um campo voltado ao mercado de trabalho, com pressupostos de empregabilidade. “Precisamos trazer para a sociedade os efeitos daquele investimento na educação de um jovem. O Ifal tem índices ainda mais notáveis, já que estão em 16 das 102 cidades alagoanas, ocupando espaços importantes nas regiões”, afirmou o servidor do TCU.

O reitor Carlos Guedes finalizou o encontro ressaltando que o Ifal vem trabalhando nos índices de empregos para egressos e estudantes com iniciativas que estão em vigor no instituto.

“O observatório Mundo do Trabalho vem trazendo resultados positivos na tentativa de empregar o jovem aluno do Ifal. Nós temos dimensão do tamanho do trabalho que a iniciativa precisa, mas estamos encaminhando nossos estudantes para o mercado de atuação profissional”, destacou o reitor.