Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fapeal e Ifal articulam mapeamento de alunos e egressos para edital de criação de startups

Segunda edição do Programa Centelha visa criar novas empresas voltadas para a área de inovação e empreendedorismo

publicado: 10/08/2021 17h40, última modificação: 10/08/2021 17h42

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Com intuito de promover a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura do empreendedorismo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) pretende lançar um novo edital do programa Centelha, intitulado Centelha 2, que deverá ser lançado em 30 de setembro.

Nesta terça-feira (10), foi realizada uma reunião entre Fapeal e Ifal para definição e mobilização dos professores e corpo acadêmico do instituto para o mapeamento e divulgação da ação entre alunos e egressos.

Na última edição, 28 empresas de bases tecnológicas foram criadas a partir do edital Centelha 1, programa que vem se consolidando como o maior edital que engloba startups no Brasil. Entre essas empresas, uma delas partiu de uma ideia de alunos do Ifal. Ao todo, a instituição contribuiu com 132 ideias inovadoras na primeira fase do programa.

O edital proporciona recursos em bolsas e mentorias para criação de empresas, passando por todo o processo de incubação. Muitas empresas privadas, junto com entidades de pesquisas de todo o Brasil, como a CNPq, estão proporcionando os recursos e captação financeira do programa.

A projeção deste ano é criar mais de 60 empresas, que irão receber recursos financeiros e aporte de pesquisa para criação dessas startups. A expectativa é de criar o dobro de espaço para contratação, já que existe o incentivo ao movimento de grupos para criação dessas empresas.

“Nós estamos diante de uma grande oportunidade de dar uma resposta devida a esse desmonte que a educação pública vem sofrendo, participando de um edital como esse”, relatou o presidente interino da Fapeal, João Vicente.

O público-alvo do programa são os egressos, assim, o Ifal entraria com um banco de dados ou um mapeamento por unidade de ensino com nichos ou grupos que estão aptos a participar dessas propostas.

Além disso, um treinamento para estudantes, para ajudá-los a amadurecer para o certame, bem como um minicurso para multiplicadores do Centelha, voltado para os profissionais da área do empreendedorismo, também estão sendo ofertados pela Fundação. O objetivo é alinhar esses profissionais e estudantes com as metodologias específicas de criação de startups.

Outro ponto importante que a organização pretende com o novo edital é descentralizar os projetos, que na última edição foram predominantemente da capital alagoana. O intuito é mudar esse pensamento, buscando que metade das empresas previstas de serem criadas nesta edição estejam presentes ou venham de ideias do interior do estado.

Essa primeira etapa envolve articulação e preparação, para mapear o público. Em breve, a organização do Centelha 2 deve avançar para a segunda etapa de divulgação e capacitação, até o lançamento do edital e inscrições das propostas, que ficarão abertas por 45 dias, se encerrando em novembro.

Programa Centelha 2