Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião com multinacional alemã busca fortalecer cursos relacionados à indústria 4.0 no Ifal

publicado: 30/06/2022 17h17, última modificação: 30/06/2022 17h17
Exibir carrossel de imagens
  • "> Reunião entre Ifal e Festo debate indústria 4.0 e formação profissional

Um encontro para pensar o futuro e fortalecer os cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Foi neste clima que foi realizada, na última terça (28/06), uma reunião entre representantes do Ifal e da empresa alemã Festo, multinacional que atua na área de automação de fábricas e processos e na qualificação profissional. Na pauta, possíveis parcerias entre o Instituto e a Festo para aperfeiçoamento de estruturas, laboratórios, modernização de metodologias de ensino, formação de professores, entre outros temas.

A reunião foi realizada na Reitoria do Ifal. Além do reitor Carlos Guedes, participaram do encontro professores, coordenadores de curso e gestores do Instituto dos campi Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. O foco da conversa foi o de pensar estratégias inovadoras para fortalecimento de cursos técnicos como Eletrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica,  Mecânica, entre outros.

De acordo com o reitor, a visita de ontem fez parte do diálogo firmado por ocasião da Missão Internacional promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica à Alemanha, realizada de 13 a 20 de maio, na cidade de Stuttgart. A missão contou com a participação de gestores do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), IFRO, IFES, IFMG, SENAI, CONSED, GIZ e CONDETUF. O Ifal foi representado pelo reitor Carlos Guedes e pela coordenadora dos Espaços 4.0 da instituição, Renata Pereira.

Um dos pontos visitados foi exatamente a sede da Festo, local onde a comitiva estabeleceu contatos com os representantes da empresa no Brasil. O diálogo continuou nos últimos meses e culminou com o agendamento da visita da empresa ao Ifal.

“A Festo é uma das empresas mais respeitadas do mundo na área da inovação e da indústria 4.0. Esse encontro tem como objetivo identificar oportunidades para fortalecimento das ações do nosso Instituto em todo o estado de Alagoas”, enfatizou o professor Carlos Guedes.

Ao longo do encontro, foi realizada uma apresentação das áreas de atuação da Festo. Os representantes da empresa falaram sobre os desafios da aceleração para a transformação digital, apresentaram equipamentos, instrumentos, materiais e produtos desenvolvidos pela empresa. Além disso, automação na indústria eletrônica, soluções tecnológicas, inovação, capacitação e formação de professores e profissionais, entre outros temas, foram discutidos durante o encontro.

Lígia Oliveira, executiva da Festo Didatic no Brasil, falou sobre as diversas possibilidades de parceria entre a empresa e o Ifal, seja no fornecimento de novas tecnologias para laboratórios, fortalecimento dos processos de gestão, formação de professores e profissionais, análise dos atuais equipamentos em utilização no Instituto, entre outras possibilidades.

“Espero que o encontro de hoje seja o início de um relacionamento entre a Festo e o Ifal. Há muitas possibilidades de colaboração em que podemos contribuir com o Instituto”, destacou.

Entre os encaminhamentos, ficou acertada a necessidade de agendamento de visitas técnicas aos campi do Ifal que possuem cursos técnicos voltados à indústria de inovação, bem como aos Espaços 4.0 do Ifal. Também ficou a ser pensada a possibilidade e participação de professores do Instituto em cursos de formação desenvolvidos pela Festo, seja nos ambientes digitais, ou na sede da empresa no Brasil, em São Paulo. Outra possibilidade de colaboração deve ser a visita a empresas que utilizam as tecnologias da Festo em Alagoas, a fim de fortalecer o relacionamento entre o Instituto, a Festo e a indústria local.