Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados da parceria entre Ifal e Huawei são apresentados em videoconferência

Resultados da parceria entre Ifal e Huawei são apresentados em videoconferência

Momento reuniu dirigentes institucionais, docentes e técnicos da área de informática

por Roberta Rocha publicado: 15/04/2021 19h38, última modificação: 16/04/2021 11h48

A parceria firmada entre o Instituto Federal de Alagoas - Ifal e a Huawei , líder global de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, foi tema de uma videoconferência realizada, nesta quinta-feira (15), entre docentes e técnicos da área de informática do Ifal, diretores-gerais dos campi, o reitor Carlos Guedes e a pró-reitora Eunice Palmeira.

Na ocasião, o professor do Campus Maceió Flávio Medeiros apresentou aos presentes os resultados alcançados com o convênio e as perspectivas para a participação no Webinar do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), na próxima segunda-feira (19), às 15h, onde serão expostos detalhes do funcionamento da parceria para outros institutos federais interessados em replicá-la.

Além de Flávio Medeiros, os docentes do Campus Rio Largo Glauber Ferreira e Leonardo Fernandes também se pronunciaram, na videoconferência, a respeito da execução das capacitações em 5G e em Inteligência Artificial ofertadas pela parceria Ifal - Huawei para a comunidade acadêmica e externa da instituição de ensino. Os três profissionais mencionados integram o Centro de Pesquisa em Software - CPSoftware, grupo de pesquisa que atua no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em colaboração com parceiros do setor produtivo e que deu início à articulação com a Huawei desde o primeiro semestre de 2020.

Alcance - De acordo com o grupo, quase 2 mil inscrições foram realizadas nos treinamentos on-line da cooperação Ifal - Huawei. As aulas são ministradas por uma equipe de 13 instrutores e um bolsista. Até o momento, a iniciativa capacitou 415 participantes na área de Redes 5G e 380 participantes na área de Inteligência Artificial, envolvendo estudantes e profissionais de todas as regiões do país. Desse montante, a taxa de aprovação foi de 70%, o que fez do Ifal, segundo informação repassada por Flávio Medeiros, a primeira instituição credenciada como membro do programa de cooperação Huawei ICT Academy,a alcançar a meta estabelecida.

"A gente tem executado projetos de capacitação, mas a ideia é que a gente utilize esses conhecimentos e pessoas que estão sendo capacitadas e chegue com propostas para essas empresas de parcerias para produtos e serviços inovadores", apontou o docente.

Já a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal destacou a importância de capacitar os próprios professores e servidores da instituição por meio da iniciativa. "Isso se reverte para o ensino, para a sala de aula", afirmou Eunice Palmeira.

Saiba mais sobre o convênio no endereço https://huawei.cpsoftware.com.br/.

Reunião Huawei