Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representante do Ifal é eleito para integrar Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos

Palestra sobre engajamento fecha ENDP em Maceió; próximo encontro vai ser realizado em Belém

publicado: 24/09/2018 09h40, última modificação: 24/09/2018 11h42

Quatro dias de aprendizado, vivências e troca de experiências na Gestão de Pessoas. O Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, o ENDP, reuniu 700 participantes de 86 Instituições de Ensino em Maceió. Durante o evento, o diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, foi eleito para integrar a Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, CNDP.

A cada dois anos, a CNDP renova os integrantes da comissão e este ano foram abertas três vagas. Além de Wagner Fonseca, foram eleitas Maria Cristina Madeira da Silva, do IFPB, e Mirella Caetano de Souza, do IFSP. As suplentes são Bárbara Maria Moura da Cunha Troeira, da UFPA, e Kênia da Silva Lara Bastos, da UFMT.

De acordo com Maruska Sansaloni, presidente da Comissão, a CNDP foi criada para integrar e discutir políticas e assuntos concernentes à área de Gestão de Pessoas. Atualmente, o grupo é composto de 12 integrantes, sendo seis de universidades, cinco de institutos e um do Cefet. A Comissão promove o ENDP, que esse ano foi organizado pelo Ifal.

“O Ifal realizou um excelente evento, nós estamos muito contentes. Eu sempre falo que a instituição sede precisa trabalhar para superar o evento anterior e vocês superaram”, destacou Maruska.

O ENDP é considerado o maior evento da área de Gestão de Pessoas do Serviço Público Federal. No próximo ano, a 39ª edição vai ser realizada em Belém, capital do Pará, que teve candidatura única para a escolha da cidade sede.

Homenagens

A manhã de sexta-feira, 21, começou com homenagens aos que ajudaram na realização do encontro em Maceió. Contribuíram para organizar o evento o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, o integrante do IFRN, Auridan Dantas, as representantes do hotel onde foi realizado o encontro e a comissão organizadora do evento, formada por cerca de 40 voluntários do Ifal.

Depois, foi feita a premiação das experiências apresentadas pelos participantes. Na Comunicação Oral foram premiados os trabalhos:

-  Eixo Temático Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Processos no Serviço Público - Dilse  Adriana Soares Guimarães;

- Eixo Temático Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, de Danielly Spósito Pessoa de Melo;

- Eixo Temático Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Nailena Maika Rocha Vieira.

Na análise dos artigos, foram premiados:

- Eixo Temático Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Fábio Silva Figueiredo, Lívia Almada, Rafael Gurgel Valente Papa, Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro;

- Eixo Temático Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho - Sandra Lúcia Sandra e Andreia Farina Faria;

- Eixo Temático Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público - Sandra Lúcia Sandra e Mario R. S. Neto.

E nos banners, foram premiados:

- Eixo Temático Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Processos no Serviço Público - Karine Rocha Nery;

- Eixo Temático Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho - Raoni de Lucena Souza, Letícia Gonçalves Pereira, Catarina da Conceição Morais Sant’Anna e Shirley da Cunha Vasconcellos Vidal;

- Eixo Temático Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público - Andressa Josiane de Lima, Anne Alexandra Michaello Marques, Juliana Fausto Flores e Jéssica Silva de Ávila.

Palestras

O último dia do evento segui com a participação de Lennon Mota Cantanhede, representante da Controladoria Geral da União, que falou sobre a flexibilização da carga horária, insalubridade e outras questões técnicas pertinentes à CGU. Seguido da participação do professor e pesquisador da área de Humanidades e Gestão, Zeca de Mello, com a palestra ‘A Arte de Engajar’.

A fala foi provocativa e reflexiva. “Você chega em qualquer organização e ouve: aqui você tem que colaborar. Mas ninguém foi treinado para a colaboração. O nosso modelo educacional tradicional é o seguinte: quer ter sucesso? Não dependa de ninguém, se vire sozinho. Agora, o que acontece, há o estímulo da cultura de colaboração porque a inovação vive da colaboração. Uma boa ideia pode vir de uma cabeça sozinha, mas a implementação dessa boa ideia, a inovação, é sempre fruto da colaboração das ideias, das expertises, das habilidades das pessoas”, alertou.

Para Wagner Fonseca, presidente da comissão organizadora do evento, o ENDP alcançou o objetivo. “Gestão, motivação, legislação, controle externo, tudo isso fundamentado na área humana, social e solidária. O impacto é enorme. Nós, que já participamos do ENDP em outros anos, temos a certeza que saímos de cada encontro mais conhecedores, mais fortalecidos, mais alinhados. Cada ENDP é um momento em que nós crescemos alguns degraus na Gestão Pública. Então, cada representante de cada órgão voltará para a sua instituição impactado e com algo diferente para contribuir na sua instituição, para aprimorar e melhorar a sua instituição”, finalizou Wagner.

registrado em: ,