Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representação do IFAL participa da abertura oficial do programa Lapassion
conteúdo

Notícias

Representação do IFAL participa da abertura oficial do programa Lapassion

Abertura do programa acontece na segunda, 19, em Goiás

publicado: 15/09/2022 16h15, última modificação: 15/09/2022 16h15

Por Mírian Félix - Estagiário de Jornalismo - Na próxima segunda-feira, 19, ocorrerá a abertura oficial do Projeto Lapassion no Campus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Lapassion é um projeto do programa Erasmus+ (Programa Europeu de Apoio à Educação, Formação, Juventude e Esporte), e conta como parceiros Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. O Programa ajuda os estudantes do ensino superior a desenvolverem uma solução única para melhorar a sua formação nos modos da inovação, habilidades técnicas e internacionalização.

Em sua edição 2022, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) terá como representante a estudante do curso de Licenciatura em Química, do Campus Maceió, Jéssica Higino, que junto ao reitor do Ifal, Carlos Guedes, compõem a participação alagoana no evento. Jéssica foi selecionada através do Edital nº 25/2022 - PRPPI/IFAL, que tratou da seleção interna simplificada de estudantes de graduação para mobilidade acadêmica e atuação no programa. 

Jessica Higino.jpgA estudante mora em São Miguel dos Campos e participa de projetos de pesquisa há dois anos, mas já afirmou que pretende seguir como pesquisadora após a conclusão do curso. Eu costumo falar que entrei na Licenciatura em Química do IF para ter meu diploma e ser professora, mais a iniciação científica acabou mudando um pouco essa visão, despertou esse lado acadêmico, e pretendo seguir essa área de pesquisa, com que me identifiquei”, pontuou Jéssica.

 

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a participação dos estudantes do Ifal em programas como o La Passion representam uma grande conquista para a instituição. "Todos os resultados alcançados pelos nossos estudantes, desde a participação em eventos promovidos em seus campi como em seleções nacionais e internacionais, nos enchem de orgulho e nos motiva a trabalhar com mais afinco e dedicação. Em nossas 16 unidades de ensino, recebemos estudantes do sertão ao litoral de Alagoas, e sabemos dos desafios enfrentados por eles para terem acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade. Jéssica está de parabéns pela sua conquista e certamente representará o Ifal brilhantemente", afirmou o reitor.

Do programa de mobilidade - Jéssica passará duas semanas de intercâmbio presencial no Campus Itumbiara, acompanhando o primeiro conjunto de projetos multidisciplinares do Programa La Passion. Na segunda etapa, serão 7 semanas de atividades que serão realizadas de forma virtual. O encerramento do programa acontecerá de modo presencial no Campus Itumbiara. Para este momento estarão participando as instituições que compõem a Rede Federal e os Institutos Politécnicos Portugueses. 

A Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (BRAMPSSOL) do Instituto Federal de Goiás conduzirá o Projeto que também conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), através da Câmara de Relações Internacionais, da Assessoria Internacional e do Fórum de Assessores de Relações Internacionais.

* Supervisão de Melissa Menezes