Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatos de superação marcam a posse de novos servidores do Ifal
conteúdo

Notícias

Relatos de superação marcam a posse de novos servidores do Ifal

Técnicos administrativos e docentes irão assumir cargos em oito campi da instituição

publicado: 30/12/2019 09h30, última modificação: 07/01/2020 19h37

Na última sexta-feira do ano (27), o Instituto Federal de Alagoas - Ifal recebeu o que o reitor da instituição, Carlos Guedes, chamou de "um presente": a posse de 14 novos servidores. A solenidade, realizada no prédio da Reitoria, foi marcada por relatos de superação dos empossados, discursos encorajadores dos dirigentes institucionais e a presença de amigos e familiares dos dez técnicos administrativos e quatro docentes que entrarão em exercício nos próximos dias.

Os profissionais serão lotados nos campi Batalha, Maragogi, Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Maceió, Piranhas e Coruripe. Alguns deles, já eram servidores do Ifal em outros cargos, como Diego Santos e Carlos Gustavo Paiva, ambos empossados para docentes no Campus Santana do Ipanema. Outros já atuavam na administração federal mas em outras instituições, em carreiras de nível médio, caso de Camilla Mendes, José Henrique Ferreira e Weverton Lima. 

Além dos servidores com trajetória no serviço público, teve aqueles que falaram do vínculo com o Ifal enquanto egressos da instituição. Camila Gonçalves, Heloísa Vital e Deyvison Campos lembraram seus tempos de alunos e ressaltaram a vontade de retribuir a educação pública de qualidade recebida nesses anos.(No centro) Neemias Rosa, novo psicólogo do Campus Maragogi, contou como ex-companheiro e o seu anfitrião, em Maceió, Vicente Matheus, os auxiliaram ao longo do concurso

Em suas falas, a maioria dos empossados mencionou os esforços empreendidos para conseguir a aprovação no concurso público. Neemias Rosa, novo psicólogo do Campus Maragogi, por exemplo, contou de quando conciliava os estudos para a prova com os trabalhos temporários de garçom. Ele agradeceu ao ex-namorado Rhuan Pires, presente na solenidade, por ter "bancado as contas" até o sonho da aprovação ser alcançado.

Uma curiosidade da chegada de Neemias ao Ifal é que ele viria de Goiás para prestar o concurso público da prefeitura de Maragogi. Como a data da prova foi alterada, o então candidato buscou concursos abertos na região com exames agendados para o período das passagens aéreas que havia comprado e descobriu o do Ifal. "Minha mãe e meu padastro pagaram a inscrição e vim". posse 1.jpeg

Camila Gonçalves vai assumir como médica do Campus Marechal Deodoro e também destacou uma coincidência na sua trajetória. Ela foi aluna do curso de Eletrônica do Campus Maceió e frequentou bastante o setor médico da unidade de ensino, segundo seu relato, por sofrer com cólicas menstruais. Desde essa época, ela sentia o desejo de ser médica. "Eu já me imaginava sendo médica do Ifal. E agora estou aqui", comemorou.

José Henrique Ferreira e Weverthon Lima foram empossados no mesmo  mesmo cargo, técnico em assuntos educacionaisOutra situação inusitada na última posse foi o fato do casal José Henrique Ferreira e Weverthon Lima ter sido aprovado no mesmo concurso para o mesmo cargo, técnico em assuntos educacionais. Ambos já eram servidores de nível médio em uma instituição federal e comemoraram a convocação conjunta para o Ifal, um para o Campus Batalha, outro para o Campus Arapiraca. "Estudamos e planejamos a aprovação. É uma alegria conseguir progredir na carreira", afirmou José Henrique, egresso do curso de Eletrônica do Campus Maceió.Novo técnico em assuntos educacionais do Campus Coruripe, Deyvison Campos, comentou como o seu pai o incentivou desde o período em que ainda era estudante da instituição

Desafios superados - Para Deyvison Campos, novo técnico em assuntos educacionais do Campus Coruripe, o caminho até o ingresso no serviço público começou de forma parecida e literalmente cedo. Morador da zona rural de São Miguel dos Campos, na Usina Roçadinho, ele acordava às 4h30 da manhã para pegar o ônibus dos estudantes no centro da cidade do interior. Era aluno do Ifal na capital e percorria diariamente o trajeto de aproximadamente 60 km .

"Meu pai madrugava comigo e me levava no ponto [de ônibus], ele sempre de bom humor e eu, aquele adolescente mau humorado", brincou, agradecendo ao pai, que acompanhava a cerimônia de posse.

Ao lado da mãe, Heloísa Vital, ex-aluna do Campus Maceió, está voltando ao Ifal, agora como técnica de laboratório de QuímicaO pai e a mãe de outra servidora compareceram à solenidade. Heloísa Vital, ex-aluna do curso técnico em Química, do Campus Maceió, está voltando ao Ifal, agora como técnica de laboratório de Química. A profissional mencionou a parceria da família para conquistar o objetivo e falou da empolgação em poder contribuir com a educação pública. Diego dos Santos tomou posse em seu terceiro cargo na instituição, agora como docente de História do Campus Santana, onde já atuava

Diego dos Santos, egresso de escola pública, foi mais um servidor a fazer um relato de superação. Visivelmente emocionado, o novo docente de História contou do orgulho da sua trajetória, por ser sertanejo, de origem humilde, filho de agricultor e "chegar tão longe". "Tenho orgulho de olhar para trás e lembrar que o que a gente comia na minha casa vinha do trabalho do meu pai na roça; e ver a transformação que o Ifal fez na minha vida".

De acordo com Diego, que já atuou como servidor de cargos de nível médio nos campi Marechal Deodoro e Santana do Ipanema, o ciclo dele na instituição começa a fazer ainda mais sentido. Relembrar o quanto o pai falou da educação como estímulo para ter uma vida diferente é, para o servidor, pensar sobre o papel que irá desempenhar em sala de aula. "Contei isso porque queria levar essa mensagem que tive para outras pessoas, mostrar que a educação transforma", apontou.

No depoimento de Carlos Gustavo Paiva, o que foi evidenciado foi o prazer de trabalhar no Ifal. Ele que já era servidor, falou que o Ifal passou a ser o amor da sua vida. "É o melhor lugar de se trabalhar no mundo, onde eu percebi que as pessoas se importam com as outras de verdade. Não é só o lugar onde eu vou para receber o meu salário. É onde eu vou porque também me importo com os outros servidores, me importo com os estudantes", ressaltou o novo professor de Contabilidade, sobre a atuação humanizada da instituição.

Posse

Pronunciamentos dos dirigentes - Tantas narrativas de esforço pessoal, esperança e até da ação do acaso fizeram da solenidade de posse de sexta-feira, nas palavras do reitor Carlos Guedes, umas das mais emocionantes já vistas por ele. O gestor convocou os novos servidores a "arregaçar as mangas" e assumir suas atribuições com assiduidade, pontualidade e comprometimento com a entrega de resultados. 

A diretora de Gestão de Pessoas do Ifal, Adriana Nogueira, recordou que a missão institucional é fazer a diferença na vida das pessoas  por meio da educação e os profissionais empossados devem estar alinhados a esse ideal. "É preciso ter dimensão da implicação do nosso trabalho na vida das pessoas. Espero que vocês mostrem novos caminhos e caminhos virtuosos para os nossos estudantes", declarou.

PosseAs pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino) e Eunice Palmeira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) deram as boas-vindas aos novos servidores reforçando que eles foram sonhados, esperados e até mesmo disputados dentro da instituição. "Muitas equipes se mobilizaram para este momento da posse chegar", disse Eunice. "Vocês não são mais um código de vagas, um número. Agora o profissional que tanto desejávamos tem nome e sobrenome", comemorou Cledilma.

Discursaram ainda na cerimônia os dirigentes das pastas de Extensão, Abel Coelho, e Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo; além dos diretores-gerais Valdomiro Odilon (Viçosa), Gilberto Gouveia Neto (Santana do Ipanema), Edel Alexandre (Rio Largo), Sandra Patriota (Maragogi) e a diretora administrativa do Campus Marechal Deodoro, Karine Miranda.

 Confira a lista dos servidores empossados:

NOME

CARGO

LOTAÇÃO

CAMILA OLIVEIRA URSULINO

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

BATALHA

CAMILA MENDES DOS SANTOS

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

MARAGOGI

CAMILLA GONÇALVES DOS ANJOS ARAUJO DE SOUZA

MÉDICA

MARECHAL DEODORO

CARLOS GUSTAVO PAIVA RODRIGUES

P.E.B.T.T. DE CONTABILIDADE

SANTANA DO IPANEMA

DEYVISON CAMPOS DOS SANTOS

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

CORURIPE

DIEGO DOS SANTOS

P.E.B.T.T. DE HISTÓRIA

SANTANA DO IPANEMA

HELOISA VITAL DOMINGOS

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

MACEIÓ

JACKSON MOREIRA DE SOUZA

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE AQUICULTURA

PIRANHAS

JOSÉ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

ARAPIRACA

MARIANA CALHEIROS ÂNGELO LESSA

NUTRICIONISTA

SANTANA DO IPANEMA

MARYANA JOSINA TAVARES DA ROCHA

P.E.B.T.T. DE INGLÊS

SANTANA DO IPANEMA

NEEMIAS ROSA DE MELO

PSICÓLOGO

MARAGOGI

PAULO VICENTE GOMES SILVA FILHO

P.E.B.T.T. DE FILOSOFIA

SANTANA DO IPANEMA

WEVERTHON LIMA DOS SANTOS

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

BATALHA

 

 

 

 

registrado em: