Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos está disponível on-line

Relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos está disponível on-line

por Roberta Rocha publicado: 05/08/2020 18h43, última modificação: 05/08/2020 18h43

Mais de 800 concluintes de cursos técnicos e graduações ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal participaram da primeira edição da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE) promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição. Um relatório com os resultados coletados na pesquisa foi elaborado pela Coordenação de Relações Institucionais do Instituto e está disponível em versão on-line para consulta pública.

A Pesquisa de Acompanhamento coletou dados a respeito da inserção de ex-alunos no mercado de trabalho, bem como da evolução nos estudos ou na carreira profissional. Os egressos participantes responderam de forma voluntária a um formulário digital de dez perguntas focadas na experiência profissional antes e depois do curso, dados da escolaridade, entre outros temas. A convocação ocorreu por meio de convite individualizado e nos canais de comunicação do Ifal.

Para a elaboração do relatório, foram consideradas as respostas fornecidas por estudantes que se formaram na instituição entre 2016 e 2019. De acordo com o documento, esse recorte é uma tentativa de manter a correspondência dos dados apresentados com a estrutura atual da instituição.

Envolvida na tabulação dos dados, a Coordenadora de Relações Institucionais do Ifal Adriana Thiara considera importante o processo de acompanhamento dos egressos para possibilitar à instituição a reflexão sobre suas escolhas e ações. "A gente queria saber como está nosso egresso no mercado de trabalho, entender se ele está empregado, se continuou os estudos, saber os principais motivos pelos quais ele não está conseguindo ingressar no mercado, se for o caso. A partir daí, traçar o perfil de quem conclui nossos cursos e atuar na melhoria dos processos de gestão institucional e pedagógica desses cursos", detalha.

De acordo com Thiara, ter o panorama do nível de empregabilidade dos egressos pode provocar um novo olhar sobre a estrutura e a proposta pedagógica de alguns cursos e apontar se eles estão atendendo efetivamente às necessidades tanto do mercado quanto formativa dos públicos de interesse.

"Os resultados podem fazer com que a gente repense a oferta, visualize tendências, observe se a região absorve profissionais formados em determinada área. Ou por exemplo, ao identificarmos um grande número de concluintes de um curso progredindo para pós-graduação, pensar se a gente não poderia oferecer uma pós-graduação para atender essa demanda", explica.

Para o pró-reitor de Extensão do Ifal, Abel Coelho, o relatório apresenta os resultados, mas dá autonomia para direção-geral de campus, coordenação de cursos, Pró-reitoria de Ensino e outros setores envolvidos na oferta do curso fazerem as análises correspondentes.

"Essa pesquisa ensinou inclusive como a gente pode, através da Extensão, fortalecer a questão dos estágios para os nossos alunos e o acompanhamento de egressos focado na empregabilidade, no sentido de o Ifal ter parcerias que permitam aos alunos que se formarem nos nossos cursos já ter um contato, uma ponte com as empresas e instituições que poderiam absorvê-los no mercado do trabalho", aponta o dirigente.

Acesse o Relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2016 - 2019.