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Ifal Santana do Ipanema recebe visita do projeto Reitoria no Campus
A unidade Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu, na última quinta-feira (02/02), mais uma edição do projeto Reitoria no Campus. Durante a visita, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, acompanhado por uma comitiva de gestores, foi recebido por estudantes, professores, gestores e técnicos administrativos no auditório do Campus. O encontro teve como objetivo dialogar com a comunidade local e conhecer as demandas e solicitações do Ifal Santana.
Durante o encontro realizado na quinta, a comunidade acadêmica do Campus Santana do Ipanema apresentou demandas relacionadas a melhorias na estrutura física da unidade, aquisição de novos equipamentos e ampliação da oferta de cursos. O reitor e sua comitiva mostraram-se sensíveis às demandas destacadas e comprometeram-se a trabalhar para atender às necessidades apresentadas.
O professor Carlos Guedes destacou a importância da participação ativa da comunidade acadêmica no desenvolvimento do Ifal e afirmou que as sugestões e demandas serão levadas em consideração na tomada de decisões da administração da instituição.
“Nós temos percorrido os diversos campi do Ifal em diálogo permanente com estudantes, professores e técnicos, a fim de aperfeiçoarmos nossa gestão e encontrarmos soluções conjuntas para nossos problemas. Os resultados do projeto Reitoria no Campus têm sido muito positivos e têm nos ajudado a aperfeiçoarmos ainda mais a gestão do Instituto”, pontou o reitor do Ifal.
Encontro com comunidade acadêmica
Pela manhã, durante uma reunião com a comunidade acadêmica do Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e tirar dúvidas sobre diversos aspectos da vida acadêmica. O encontro iniciou com uma apresentação musical da Orquestra do Campus Santana do Ipanema, que apresentou peças do repertório de Luiz Gonzaga e Alceu Valença.
Em seguida, o reitor Carlos Guedes fez uma apresentação geral sobre a atual realidade do Ifal, destacando aspectos relacionados aos diversos campi do Ifal. Em seguida, foi a vez de ouvir as perguntas, questionamentos e comentários dos participantes do encontro.
Entre os assuntos apresentados pela comunidade, destaque para a necessidade de ampliação de bolsas de pesquisa e extensão, fortalecimento de projetos na área de dignidade menstrual, oferta de alimentação de qualidade para os estudantes, fortalecimento na oferta de transporte estudantil, entre outras questões relacionadas à assistência estudantil.
A estudante Darlânia Rodrigues, representante do Grêmio Estudantil Frasão Dutra, questionou a gestão do Instituto sobre a possibilidade de ampliação do quadro de professores do Campus por meio da aquisição de novos códigos de vagas. A discente ressaltou a importância de assegurar o número adequado de docentes para os cursos do Campus Santana, a fim de que a formação acadêmica e profissional dos alunos não seja prejudicada pela falta de educadores.
“É importante que nós possamos compreender melhor essa situação dos códigos de vagas, pois é uma preocupação dos estudantes que o Ifal tenha a quantidade necessária de professores para atender nossas necessidades em sala de aula”, comentou Darlene.
Jhonatan Vieira, também do Grêmio estudantil do Ifal Santana do Ipanema, buscou saber qual é a atual realidade do Ifal em relação às bolsas de pesquisa e extensão, bem como a possibilidade de ampliar o número ofertado aos alunos ao longo deste ano. O estudante questionou também a equipe da Reitoria sobre o programa de auxílio menstrual e sobre a eventual oferta de um curso de nível superior em Administração pelo Ifal em Santana do Ipanema.
Reunião com Coordenações
No turno da tarde, o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Guedes, se reuniu com as coordenações de cursos, professores e equipes técnicas envolvidas na área de ensino do Campus Santana do Ipanema. Na ocasião, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, destacou a importância do trabalho conjunto entre equipes das coordenações de curso, professores e Pró-Reitoria de Ensino (Proen) a fim de assegurar a melhoria permanente em cada curso ofertado pelo Ifal.
A gestora ressaltou que é a partir de sistemas como o SIGAA, SISTEC e, especialmente, a Plataforma Nilo Peçanha que é possível conhecer dados e informações sobre os indicadores relacionados ao Ifal e a seus diversos campi. “É a partir da Plataforma Nilo Peçanha que o Ministério da Educação acompanha e monitora os indicadores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, ressaltou Cledilma Costa.
Durante o encontro, o professor Altermir João Secco, da Diretoria de Planejamento Institucional(DDI), apresentou uma série de dados estatísticos relevantes sobre os cursos oferecidos pela unidade de Santana do Ipanema, incluindo informações sobre evasão, retenção escolar e taxa de sucesso, entre outros.
A apresentação dos dados foi uma oportunidade para fomentar a discussão sobre a melhoria dos indicadores institucionais do Ifal em Santana do Ipanema. O reitor e a comitiva de gestores ouviram as opiniões e sugestões dos presentes, e comprometeram-se a trabalhar em conjunto para implementar medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e formação de profissionais capacitados.
Respostas às demandas apresentadas
O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, e a comitiva de gestores ouviram atentamente as demandas apresentadas pelos estudantes, professores e técnicos do Ifal Santana e se comprometeram a avaliá-las com cuidado e a trabalhar para atender às necessidades elencadas.
Sobre a aquisição de novos códigos de vagas para professores, o gestor máximo do Ifal afirmou que esta é uma demanda que depende de liberação pelo Ministério da Educação e que, nos últimos quatro anos, o Ifal não conseguiu a liberação de nenhum novo código de vaga para servidor concursado. No entanto, já há uma sinalização para um diálogo nesse sentido por parte do governo recém iniciado.
Em relação ao programa de auxílio menstrual, tanto a equipe da Reitoria no Campus quanto da Direção Geral do Campus Santana do Ipanema foram enfáticos ao afirmar que o programa terá continuidade. Os gestores do Ifal ressaltaram a necessidade de fortalecimento do programa, bem como do enfrentamento aos tabus e preconceitos ainda relacionados ao processo de menstruação na sociedade.
Em relação às bolsas de pesquisa, inovação e extensão, as gestoras responsáveis pelas áreas - Eunice Palmeira da Silva (PRPPI) e Elisabete Duarte de Oliveira (Proex) - afirmaram que há um esforço não só pela manutenção do número atual de bolsas, mas para que este seja ampliado e que atenda ainda mais estudantes em todos os campi do Instituto. O processo de ampliação de novas oportunidades dependerá da disponibilidade de recursos financeiros específicos para este fim.
Sobre a possível oferta de um curso de graduação em Administração no Ifal Santana do Ipanema, a pró-reitora de Ensino, Maria Cledilma Costa, informou que há um diálogo permanente entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a equipe do Campus para a construção de um projeto inovador, bem estruturado e que as exigências do Ifal e do Ministério da Educação para a sua abertura.
Importância do Reitoria no Campus
Ao fim do encontro, o diretor geral do Ifal Santana do Ipanema, professor Gilberto Gouveia Neto, pontuou a importância do diálogo realizado durante o projeto Reitoria no Campus.
“Tivemos um dia de discussões importantes, com a presença muito boa da nossa comunidade acadêmica. O reitor e toda sua equipe de pró-reitores e diretores sistêmicos puderam apresentar as ações que vêm sendo realizadas. Esse diálogo mais próximo com servidores e alunos é bastante proveitoso e que momentos como esse aconteçam mais vezes. Só temos a ganhar com tudo isso”, afirmou Gilberto Gouveia.
O diretor geral do Ifal Santana do Ipanema enfatizou que ações como o Reitoria no Campus podem ajudar os gestores a aperfeiçoar seu trabalho e a melhorar as condições do campus para todos. “A comunidade acadêmica tem a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas, tanto com a Reitoria quanto com a gestão dos campi, e é um momento em que se estreitam mais essas relações, da comunidade acadêmica com a gestão”, pontuou.