Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria itinerante conhece novas instalações do Campus Marechal Deodoro

Reitoria itinerante conhece novas instalações do Campus Marechal Deodoro

Gestão também ouviu demandas locais para a melhoria dos serviços na unidade

publicado: 14/07/2021 10h27, última modificação: 14/07/2021 11h07
Exibir carrossel de imagens
  • "> Reunião foi realizada em auditório do Campus Marechal Deodoro.JPG
  • "> (No centro) o reitor Carlos Guedes garantiu continuidade de investimentos e de pessoal para a oferta de serviços no Campus Marechal Deodoro.JPG
  • "> Análises de laboratótios aproximam estudantes com práticas do mercado de trabalho.JPG
  • "> Investimentos da gestão e de projetos com instituições parceiras possibilitaram a criação do Laboratório de Análises Químicas.JPG
  • "> Em um dos laboratórios, de Análise Químicas, são realizados a análise de água e de nanotecnologias, com o desenvolvimento de biossensores.JPG
  • "> Laboratório de Física está recebendo novos equipamentos.JPG
  • "> Reitoria Itinerante ouve comunidade acadêmica do Campua Marechal Deodoro.JPG

Integrantes da direção do Campus Marechal Deodoro receberam nesta terça-feira (14) a comitiva da reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para apresentar os principais avanços e projetos da unidade do último ano. Estiveram no local, o reitor Carlos Guedes, os pró-reitores de Extensão, Abel Coelho, e Ensino, Cledilma Costa, além de representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) e da Secretaria Executiva.

A comitiva conheceu as novas instalações e os equipamentos adquiridos para os laboratórios de Análises Químicas e de Física, que são utilizados por alunos de cursos técnicos, do nível superior e também do mestrado. Nos últimos dois anos, eles receberam recursos não só do Ifal, como de projetos financiados, por meio de parcerias com outras instituições. A ideia é que os laboratórios se tornem mais um vetor de atração para as empresas locais, com atuação na área de Meio Ambiente, e que que dê aos alunos a expertise para a atuação na área.Investimentos da gestão e de projetos com instituições parceiras possibilitaram a criação do Laboratório de Análises Químicas.JPG

No local, os professores do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTEC), Daniel Araujo e Phabyanno Rodrigues, relataram a aproximação entre a instituição e o mundo do trabalho, a partir dos investimentos realizados pela gestão máxima do Ifal e a direção da unidade.

“Os laboratórios visitados são de duas áreas: na microbiologia e de análise físico-química. Na microbiologia, você vai ter a parte da coleta para análises, da incubação das amostras e do descarte. Eles foram construídos pensando na obtenção do ISO 17025, de certificação de laboratório, que garante uma análise de qualidade. No estado, eu ainda não conheço laboratórios que tenham esse ISO”, pontuou Phabyanno.

Novas demandas

Além de agradecer à gestão pelos investimentos, o diretor do Campus Marechal, Eder Júnior, lembrou que parte desses laboratórios ainda precisam ser finalizados, assim como a biblioteca da unidade, que deverá passar por uma reforma para atender aos oito cursos existentes, como ao futuro curso superior em Gastronomia.Reitoria Itinerante ouve comunidade acadêmica do Campua Marechal Deodoro.JPG

“Hoje, o Campus está pronto para crescer. As pessoas que aqui trabalham se sentem em casa e não querem sair. Mas a gente precisa dar uma renovada, seja porque houve um avanço tecnológico nas áreas de formação, seja porque as demandas da sociedade também evoluíram. A nossa ideia aqui é mostrar um pouco da unidade e agradecer pelos investimentos, porque sabemos que isso só foi possível graças à parceria com a gestão”.

O reitor respondeu positivamente às novas demandas da unidade. “Eu penso que a gente tem a capacidade de receber o curso Tecnológico em Gastronomia, como à solicitação de um secretário para o mestrado. Conheço as dificuldades aqui apontadas, porque já fui coordenador de curso e diretor de unidade, em Palmeira dos Índios. Quero deixá-los tranquilos quanto a isso, vamos buscar uma solução em conjunto, tanto para os novos projetos, como para as dificuldades atuais enfrentadas pela unidade”, pontuou Carlos Guedes.