Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria do Ifal recebe representação sindical em diálogo sobre greve dos servidores
conteúdo

Notícias

Reitoria do Ifal recebe representação sindical em diálogo sobre greve dos servidores

Um novo encontro está previsto para tarde desta sexta-feira (27)

publicado: 26/05/2022 17h36, última modificação: 26/05/2022 17h57

Foi realizada, nessa quarta-feira (25/05), na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), uma reunião entre a gestão do Instituto, o procurador federal junto ao Ifal e representantes do Sintietfal e Sinasefe. Na pauta, foram abordadas questões relativas aos procedimentos administrativos decorrentes do exercício do direito de greve.

O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, reafirmou seu respeito às/aos servidoras/es e considerou legítimas as reivindicações apresentadas pela representação da categoria para a deflagração da greve. “São as servidoras e os servidores do Ifal que garantem o cumprimento da nossa missão institucional. Nosso compromisso é com a Educação Pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada, que assegure a permanência e o êxito de nossos estudantes”, destacou o reitor.

Na última segunda-feira (23/05), a gestão publicou um comunicado específico sobre a questão, tendo como base a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, a Lei nº 7.783 e o Comunica SIAPE 563459. Presente ao encontro, a diretora de Gestão de Pessoas do Ifal, Adriana Nogueira, afirmou que a nota emitida buscou esclarecer e orientar às/aos servidoras/es sobre as exigências legais relacionadas a greve e paralisações no Serviço Público Federal. “Nosso objetivo sempre foi dar transparência e deixar claro a todas/os servidoras/es, os procedimentos administrativos previstos nos normativos vigentes”, disse.

O Procurador Federal junto ao Ifal, Fábio Cavalcanti, esclareceu as dúvidas jurídicas pontuadas e ressaltou as implicações legais da legislação vigente sobre o tema, além de reafirmar o entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU) em relação aos procedimentos administrativos e às implicações legais.

Ao final da reunião, o reitor Carlos Guedes se comprometeu a continuar o diálogo a partir da análise de documentos publicados por outras instituições, como também consultar outros dirigentes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) sobre o tema. Um novo encontro está previsto para tarde desta sexta-feira (27).