Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitores do Nordeste debatem sobre inteligência artificial e recursos financeiros para as instituições

Inteligência artificial já começa a ser utilizada em algumas atividades da Rede Federal
por Elaine Rodrigues publicado: 23/07/2024 18h43, última modificação: 23/07/2024 18h43

O uso da inteligência artificial nas atividades desenvolvidas pela Rede Federal foi tema de uma palestra na tarde desta terça-feira, 23, durante o 3º Encontro de Dirigentes da Rede Federal no Nordeste, que é realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os reitores também receberam o deputado federal Paulão (PT/AL), que contextualizou questões relacionadas à política brasileira em relação à garantia de recursos financeiros para as instituições da Rede Federal.

Tarde começou com palestra sobre inteligência artificial O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Fernando Alves, foi convidado para abordar o uso da inteligência artificial com os reitores. “Nós fizemos uma formação com o Fernando há 15 dias e vários servidores já começaram a utilizar aqui essa ferramenta que pode nos ajudar. É uma questão que a gente precisa discutir, que o mundo está discutindo e o Fernando traz esse viés muito específico, o uso da inteligência artificial nas Instituições Federais de Ensino”, explicou o reitor do Ifal, Carlos Guedes.

Fernando Alves durante palestra no IfalFernando Alves utiliza a inteligência artificial em atividades de gestão e de ensino no IFMS e mostrou aplicações práticas como atendimento ao aluno e ao servidor, além de comandos que facilitam questões administrativas e até a atividades envolvendo a gestão de recursos. Ele contou ainda que o objetivo é fazer com que o servidor ganhe tempo e mais qualidade de vida, reduzindo o trabalho com atividades que podem ser feitas de forma mais rápida pela inteligência artificial, para que depois elas possam ser revisadas ou analisadas pelo servidor.

Situação política brasileira

Deputado Paulão conversa com dirigentes do NordesteA conjuntura política do Brasil e como isso impacta a destinação de recursos financeiros às instituições da Rede Federal também foi tema de debate na tarde desta terça-feira. Os reitores do Nordeste receberam o deputado federal Paulão, que ressaltou a importância da educação no cenário brasileiro e explicou como vem atuando em parceria com o Ifal e outras instituições de ensino em Alagoas. “O papel do ensino, da educação é fundamental. E aqui no Ifal a emenda tem começo, meio e fim. Todas as emendas que coloquei foram executadas”, destacou.

Deputado Paulão conversa com dirigentes do NordesteO deputado adiantou que, atualmente, vem discutindo com o reitor Carlos Guedes e a equipe do Ifal como pode ajudar para viabilizar os jogos estudantis e garantir a alimentação escolar para mais estudantes do Ifal. E Paulão também deu orientações para que os gestores possam garantir emendas parlamentares dos representantes dos seus estados, para que possam desenvolver mais projetos e atividades nas suas instituições.

Para o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, o momento foi de grande aprendizado e que, diante da carência de quase 90% do alunado no Piauí, as emendas são importantes, mas é essencial que a Rede Federal continue a luta por mais orçamento. “Para que nós possamos entregar desde esporte, alimentação, transporte e o melhor, educação profissionalizante de qualidade”, finalizou.

Depois desse momento na Reitoria do Ifal, os reitores seguiram para uma visita ao Centro de Inovação do Polo Tecnológico, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. Nesta quarta-feira, 24, o encontro continua no Campus Marechal Deodoro.