Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor e Sintietfal assinam protocolo de intenções para assegurar direito de greve

Reunião também definiu as atividades inadiáveis que serão mantidas durante a paralisação
por Elaine Rodrigues publicado: 06/05/2024 17h44, última modificação: 06/05/2024 17h44

O reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes, a equipe de gestão e integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional do Estado de Alagoas (Sintietfal) se reuniram na manhã de sexta-feira, 3, na Reitoria do Ifal. Foram discutidas questões para assegurar o pleno exercício do direito de greve dos servidores e a manutenção de serviços essenciais para atender necessidades inadiáveis da comunidade acadêmica.

Um dos pontos debatidos foi o compromisso em pactuar a compensação de atividades de trabalho administrativas e acadêmicas não realizadas em decorrência da greve. Ficou acordado que, para os técnicos-administrativos, essa compensação deve ser feita mediante reposição qualitativa das atividades. Ao fim da reunião, Carlos Guedes e Yuri Buarque, presidente do Sintietfal, assinaram um protocolo de intenções que detalha os assuntos discutidos. Também foram definidos, em comum acordo, as atividades inadiáveis que serão mantidas pela instituição durante a greve.

Assinatura do protocolo de intençõesOutras reuniões devem ser realizadas posteriormente entre o comando de greve e a equipe de gestão do Ifal. A greve de técnicos-administrativos e professores do Ifal começou no dia 3 de abril. O movimento, que segue a paralisação nacional, tem como pautas a reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT); a recomposição salarial; a revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro; e a recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Confira o protocolo de intenções.

Acesse a lista das atividades inadiáveis.