Notícias
Reitor e pró-reitoras do Ifal participam de inauguração de campus da Rede Federal com presença do presidente Lula
Uma comitiva de representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), liderada pelo reitor Carlos Guedes, participou, nesta quarta-feira (07/06), da solenidade de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), localizado na Região Metropolitana do Recife. A ação contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, entre outras autoridades, além de diversos reitores de institutos e universidades federais da região Nordeste.
Acompanharam o reitor do Ifal as pró-reitoras Cledilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Elisabete Duarte (Extensão).
“A inauguração deste campus tem um significado muito importante. Não é só a comunidade do IFPE que é beneficiada, mas toda a Rede de Educação Profissional e Tecnológica é fortalecida. É muito bom ver que a Educação voltou a ser valorizada em nosso país, depois de anos tão difíceis", comentou o professor Carlos Guedes.
"É um dia muito simbólico para todos nós, que significa a retomada dos investimentos em Educação depois de quatro anos de grandes dificuldades. Por isso tantos reitores de institutos e universidades estão aqui juntos, prestigiando esse momento", enfatizou o reitor do Ifal.
Em sua fala, o presidente Lula, em seu discurso, pediu aos estudantes que realizem as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e lançou o desafio desta ser a edição com o maior número de estudantes inscritos. Ele contou que foi o primeiro de oito filhos a ter o diploma primário, e fazer curso técnico, ter um salário maior que o mínimo e, por isso, pode ajudar os irmãos e a família.
“Eu voltei para continuar fazendo mais escolas. Não existe exemplo de um país que se desenvolveu sem antes investir na educação. Ela é a base fundamental para o crescimento de uma nação”, destacou.
Durante o evento, o ministro Camilo Santana destacou a retomada nos investimentos e revalorização na Educação do país, seja pela recomposição do orçamento de institutos e universidades, seja pelo compromisso com a estruturação das unidades e conclusão de obras paradas das unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Presente ao evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, ressaltou o compromisso com o fortalecimento da Rede Federal. “Investir nos institutos federais é o caminho para a reconstrução do País, com equidade e com inclusão da juventude no processo produtivo e no mundo do trabalho", resumiu.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC e da Setec